Marketing

Não seja um profissional que ‘parou no tempo’

Marcelle de Oliveira

Invista na leitura e seja um profissional diferenciado

Você é aquilo que você lê! Não é incomum se deparar com profissionais que vivem no ‘be a bá’ da faculdade, não é mesmo?! Isso é tão corriqueiro como encontrar um aluno de primeiro período de publicidade que já se acha ‘O Publicitário’, dando dicas sobre seus conhecimentos a torto e direito.

Tanto um quanto outro, para falar a verdade, são pessoas bem chatas. Recentemente eu disse que é indispensável que o comunicador entenda de tudo que se passa, mas daí, saber fazer tudo é algo impossível. Esse mundinho que a gente escolheu para atuar vive em correria, todo dia algo se atualiza, um exemplo é que você mal se acostuma com um Windows e lá estão eles inventando outro, criando extensões…agora imagina você saber fazer tudo que está a sua volta?!

E pior, tentar convencer os outros e a si mesmo que não há necessidade de ler sobre as novidades do mercado, que já sabe o suficiente.

Uma dica que eu escrevo hoje (e que eu gosto muito) é sobre a revista Supermercado Moderno (SM), que eu conheci esse ano e me apaixonei de verdade. Quem já conhece deve concordar com o que estou falando, porque muitas vezes a ação de marketing foca no consumidor final e se esquece que entre esse consumidor e a indústria ainda há intermediários. Ou seja, você deve incentivar o consumidor a optar pela sua marca, mas, não pode esquecer que o distribuidor deve querer vendê-la em seus estabelecimentos.

A SM trata muito bem desse aspecto e traz anúncios diferenciados do que a gente assiste na televisão. Por exemplo, a BIC faz anúncios na TV dizendo que é a melhor opção para a volta às aulas, que é uma marca confiável, de qualidade, mas quando o público é o distribuidor, a BIC aposta em dizer que está presente nas mídias online, tem material de PDV (ponto de venda) de alto impacto, ou seja, é como se a empresa dissesse para o consumidor: “Sou a melhor caneta para você. Me compre!” e dissesse para o distribuidor: “Sou a melhor caneta para você. Me venda!”

Essa é minha dica de leitura para essa segunda-feira. E vocês, costumam fazer algum tipo de leitura nas suas áreas de atuação?

Abraços. Até.

Sobre o autor

Marcelle de Oliveira

Marcelle de Oliveira

Marcelle de Oliveira. 24 anos, carioca.
Analista de Marketing e Produtora de Conteúdo. Tecnólogo em Web Design pela Rede MV1. Jornalista. Graduada em Publicidade e Propaganda pela UCB. >> Sigam-me os bons: @marcelle.deoliveira

Assine a nossa Newletter

Junte-se aos nossos leitores inteligentes e receba conteúdo semanal. E o melhor é Grátis!

Confirme a sua inscrição no seu e-mail. Obrigado!