Patrocinado Review Tecnologia

Na era da “nuvem” o WD My Cloud HD promete trazer segurança para seus dados

Escrito por Luiz Miguel

Se você está buscando por um armazenamento na nuvem sem preocupações com relação à segurança de seus dados, o WD My Cloud HD é a solução perfeita. Ele vem em versões de 2TB, 3TB, 4TB, 6TB e 8TB além de permitir o acesso de praticamente todas as plataformas.

Esse produto é um “concorrente” dos principais serviços de armazenamento na nuvem, como o Google Drive, Dropbox, OneDrive, entre outros. Mas possui como diferencial a segurança, pois os seus dados não circulam por servidores desconhecidos nas profundezas da internet, eles ficam armazenados em sua rede pessoal, tudo no conforto da sua casa, e vale lembrar que isso não te impede de acessá-los de onde quiser!

mycloud

My Cloud HD

O HD em si possui um design clean e atraente, confesso que gostei de tê-lo em minha mesa durante os dias de teste. Logo quando você abre o painel, já aparece a capacidade disponível, o tipo de arquivo que está sendo ocupando, a versão do firmware, quantos dispositivos estão conectados entre várias outras coisas. É algo bem diferente do que estamos acostumados quando se trata de produtos voltados para criação de redes internas.

O My Cloud HD possui as dimensões de 17cm de altura, 5cm de largura e 14cm de profundidade e pesa apenas 960g.

Você tem a possibilidade de ter acesso remoto aos arquivos do My Cloud HD de qualquer lugar do mundo via app das plataformas Android e IOS. O acesso remoto permite com que você faça download, adicione arquivos como backup de suas fotos automaticamente, visualize fotos e faça streaming de músicas e vídeos.

my-cloud

Na parte frontal há um LED para indicar o status da conexão, na traseira estão uma porta USB 3.0, uma porta Gigabit Ethernet e um conector de energia.

Ele já acompanha um cabo de internet (RJ-45) na caixa, o que facilita ainda mais a instalação. Basta conectar o cabo no roteador e no HD, ligar na energia, configurar e pronto. Nele é possível também configurar o nome e senha do seu usuário, além de adicionar outros usuários para terem acesso remoto a nuvem.

A configuração

A configuração é muito simples e direta, nada de configurações avançadas e termos difíceis de entender, a interface de todas as plataformas é bastante intuitiva e você leva apenas alguns minutinhos para configurar tudo.

Em nossos testes percebemos que ao conectar mais de um dispositivo no HD a velocidade de transferência dos arquivos ficou extremamente lenta, o que nos deixou intrigados à procurar mais a respeito. Acabamos descobrindo que o problema era com o nosso roteador que não se tratava de um modelo com portas Gigabit, portando caso você esteja planejando adquirir um My Cloud HD, recomendamos verificar o seu roteador antes.

O My Cloud HD é um ótimo investimento tanto para forma pessoal ou empresarial, o melhor de tudo é saber que seus dados estão salvos em sua casa ou empresa, sem o risco de ter os seus dados rodando pela internet de forma insegura, e ainda você tem a facilidade de acessar os seus arquivos em qualquer lugar do mundo de forma segura.

Sobre o autor

Luiz Miguel

Estudante de Ciência da Computação, amante de design e criatividade. Discutir sobre o futuro e como a tecnologia é capaz de nos ajudar são um dos meus hobbies preferidos, fique a vontade para vir falar comigo sobre isso!

Assine a nossa Newletter

Junte-se aos nossos leitores inteligentes e receba conteúdo semanal. E o melhor é Grátis!

Confirme a sua inscrição no seu e-mail. Obrigado!