Marketing

Metas e objetivos para 2016

Bruno Castro
Escrito por Bruno Castro

A vida sem metas é um tédio. Imagine você ter que acordar cedo todos os dias sem ter um desafio pra enfrentar? Todos nesta vida lutam por um objetivo, seja ele pessoal ou profissional.

Quem não quer ter uma família unida, uma boa colocação no mercado de trabalho, ter sua própria empresa e ser reconhecido pelo que faz? Acho que todo mundo né? Mas o que você tem feito para alcançar seus objetivos? O que lhe inspira acordar cedo todas as manhãs?

Muitas pessoas não tem objetivos na vida, não sabem o que querem e nem sabem onde querem chegar.

Sabendo disso, resolvi escrever este artigo para ajudá los a planejar suas metas e alcançar seus objetivos para 2016.

Antes de começarmos, vocês precisam saber quem são vocês. E isso mesmo!
Vocês sabem realmente quem é seu verdadeiro “eu”?

O nosso modo de conduta de ser, pensar e agir é construído pela nossa constituição biológica, aos aspectos psicológicos e sociais, logo nosso comportamento é passível de mudança.

É normal no decorrer de nossas vidas mudarmos nossos pensamentos sobre determinada coisa. Isso acontece porque a cada ciclo de nossas vidas temos necessidades diferentes e sempre estamos condicionados a enxergar apenas o que reforça nossos ideais e valores, sem se importar ou sem se quer obter instrução adequada sobre diferentes pontos de vista.

Assim acontece com nossos objetivos, nós passamos por transformações de necessidades, logo acabamos deixando para trás nossos objetivos devido as varias situações que nos acontecem durante o ano, quando na verdade deveríamos adaptar ou modificar nossas metas para almejar o que desejamos.

Objetivo é onde você quer chegar e as metas são planos traçados para alcançar seus objetivos.

Metas, é justamente este assunto que gostaria de tratar com vocês.

A meta só é meta se for SMART!

Specific
Mensurable
Attainable
Relevant
Time-based

Vou explicar de forma bem didática o conceito de meta SMART na compra de um veículo.

META: COMPRA DE UM VEÍCULO

SPECIFIC (Específico)

Especifique muito bem a sua meta.

– Carro ou moto?
– Qual a marca?
– Qual o modelo?
– Qual o ano?
– Qual a cor?
– Onde comprar?
– Formas de pagamento?

MENSURABLE (Mensurável)

Mensure tudo!

– Quanto custa o veículo?
– Quanto você ganha?
– Quanto terá que ganhar para comprar o veículo?
– Como aumentará seu capital?
– Em quanto tempo pretende pagar o carro?
– Qual o valor do seguro?
– Quanto terá que poupar?

ATTAINABLE (Alcançável)

Não adianta almejarmos algo que esteja fora de nosso alcance, pois isso só irá nos desanimar e nos frustrar.
É importante definirmos metas e objetivos que sejam compatíveis com a nossa realidade.

RELEVANT (Relevante)

Sua meta deve ser relevante, dever ter um propósito, ou seja, ter um objetivo.

– Ter um veículo para se locomover mais rápido
– Ter um veículo  pra que lhe traga praticidade e conforto
– Ter um veículo para não depender de ninguém (especialmente em finais de eventos ou festas)
– Ter um veículo para que lhe sirva de ferramenta de trabalho
– Ter um veículo que lhe proporcione status

TIME-BASED (Temporal)

Toda meta deve ter um início, meio e fim.

– Adquirir um veículo no prazo de 12 meses.
– Adaptar as metas para alcançar o objetivo (Pode ser que você consiga obter o veículo em um prazo menor, mas também possa ser que obtenha o veículo em um prazo maior)
– Obter o veículo

Essas são algumas dicas para que o ano de 2016 seja repleto de realizações!

UM FELIZ ANO NOVO Á TODOS NOSSOS SEGUIDORES!

Sobre o autor

Bruno Castro

Bruno Castro

Bruno Castro, 21 anos, natural de São Paulo.
Técnico em administração de empresas e contato publicitário.
Acadêmico na área de marketing na Universidade Anhembi Morumbi.
Cursos de extensão na Laureate International Universities, Universidade de São Paulo (USP), Senai e Associação Brasileira de Pesquisadores de Mercado Opinião e Mídia.

Assine a nossa Newletter

Junte-se aos nossos leitores inteligentes e receba conteúdo semanal. E o melhor é Grátis!

Confirme a sua inscrição no seu e-mail. Obrigado!