Marketing Marketing Pessoal

Marketing Pessoal: Como você se comporta nas redes sociais

Mateus Barboza
Escrito por Mateus Barboza

Muito se fala a respeito do marketing pessoal nos dias de hoje. Então você cuida de sua imagem, escolhe uma boa roupa para entrevistas, prepara um bom currículo, investe no networking e aposta em um excelente perfil no LinkedIn. Mas já parou para pensar em como se comporta nas demais redes sociais?

Seu comportamento no Facebook ou Twitter pode estar queimando seu filme. Pensando nisso, resolvemos separar algumas dicas super úteis para você colocar em prática agora mesmo e melhorar ainda mais seu marketing pessoal. Vamos lá:

  1. Escolha uma boa foto

Por mais tentador que seja, deixe aquela foto divertida entre amigos para outros momentos. No perfil, prefira uma foto na qual você esteja sozinho, sorrindo, mas não em situações constrangedoras.

  1. Foco no conteúdo

É claro que o perfil é pessoal e você pode postar nele o que bem entender. Mas tome cuidado com postagens falando mal de colegas de trabalho, chefes ou subordinados. A sua próxima empresa pode estar de olho no que você fala por aí.

Lembre-se que na internet, você é o que compartilha. Então tome cuidado também com o tipo de postagens que divide, curte e segue.

  1. Preencha sua biografia

Sabe aquela parte do perfil na qual você pode inserir seus últimos empregos e formação educacional? Deixe tudo preenchido e de preferência atualizado. Isso ajuda bastante na hora das empresas encontrarem você nas buscas.

  1. Seja gentil

A forma como trata as pessoas diz muito a respeito de você.  Por mais que seja natural tratar seus amigos de forma mais informal, evite falar palavrões, falar mal sobre posicionamentos e casar polêmicas. E assim como na vida real, não seja preconceituoso ou cruel com ninguém.

  1. Utilize a seu favor

Para aproveitar ao máximo as redes sociais como ferramenta de marketing pessoal, invista no compartilhamento de conteúdo relevante para sua área, dê opiniões construtivas dentro do assunto de sua profissão e participe de grupos relacionados ao ramo.

  1. De olho na privacidade

Apesar de ser uma ótima oportunidade, você não é obrigado a utilizar as redes sociais para o marketing pessoal. Caso deseje manter seus perfis mais pessoais e informais, torne seu perfil privado e mantenha as publicações visíveis somente para os amigos. É uma excelente forma de se preservar.

Sobre o autor

Mateus Barboza

Mateus Barboza

Administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

Assine a nossa Newletter

Junte-se aos nossos leitores inteligentes e receba conteúdo semanal. E o melhor é Grátis!

Confirme a sua inscrição no seu e-mail. Obrigado!