Marketing

Marketing para Micro e Pequenas Empresas

Wagner Andrade
Escrito por Wagner Andrade
 Todas as vezes em que dou palestra sobre o marketing e as organizações, as pessoas me perguntam se o marketing pode ser aplicado a micro e pequenas empresas. Explico que as ferramentas de marketing se ajustam a micro, pequenas, médias, grandes empresas, organizações não governamentais, governamentais e pessoas.

O problema é que os empresários que não conhecem o marketing o confunde com a propaganda e dessa forma acha que o faturamento não lhes dá condições de investir no ¨marketing¨. Como já expliquei em outros artigos o marketing é uma ferramenta dinâmica que planeja, desenvolve produtos, elabora os preços, distribui e promove, visando a satisfação das necessidades de clientes e consumidores alvo. A administração de marketing trabalha organizando as empresas para a satisfação do consumidor.

A interdepartamental idade – o bom relacionamento entre os departamentos – pretendida pelo marketing, facilita as relações dos departamentos da empresa com o consumidor ou clientes em geral, portanto esse detalhe já demonstra que o marketing é democrático, quer dizer, foi idealizado para que todas as organizações e pessoas o utilize. Para cada empresa existe um trabalho diferenciado, as empresas de micro e pequeno porte que pretende crescer ou se manter no mercado atual deve utilizar as ferramentas de marketing para conquistar e manter os clientes, para tal segue algumas dicas:

1. Fabrique ou venda produtos de qualidade;
2. Procure bons fornecedores;
3. Planeje todas as ações de distribuição, desenvolvimento de produtos, criação de preço e divulgação do nome;
4. Guarde e utilize os nomes de seus clientes para fazer um relacionamento duradouro com os mesmos;
5. Os preços tem que ser compatíveis com o público alvo que você vai atingir;
6. Treine todos os seus funcionários para vender, se relacionar, atender e se auto motivar;
7. Aprenda a ser um bom líder, crie uma empatia com os seus funcionários, procure satisfaze-lo que eles satisfarão os seus clientes como conseqüência do tratamento que recebem;
8. Mantenha o seu negócio antenado com as tendências nacionais e internacionais;
9. Tente sempre ganhar a fidelidade dos seus clientes contatando-os sempre;
10. Faça todos os anos um orçamento das possíveis ações promocionais de sua empresa. Previsibilidade é o nome do jogo.

Sobre o autor

Wagner Andrade

Wagner Andrade

Bel em Direito, especialista em gestão de marketing e organizacional, palestrante, consultor empresarial, professor Universitário, diretor presidente da W. Andrade Treinamento e Assessoria e da Empreendedor Web Rádio, apresentador do Programa Empreendedor de Sucesso.

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