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Marketing Estratégico

Mateus Barboza
Escrito por Mateus Barboza

Em qualquer modelo de negócio, pode-se dizer que um dos maiores desafios na sua trajetória não seria o seu desenvolvimento, mas sim o seu planejamento – e seja relacionado ao fato de tirar um projeto do papel, ou investir em ações para promover seus produtos, aumentar as vendas e até para renovar a sua imagem.

Todo planejamento requer uma boa relação de estratégias para que venha a ser colocado em prática no futuro. Isso quer dizer que, ao planejar a promoção dos novos produtos da sua empresa, você vai precisar de uma estratégia para que o plano seja colocado em prática. Logo, o marketing estratégico se mostra ideal.

No caso, o marketing estratégico trabalha em conformidade com planejamento da sua empresa, visando a conquista de seu objetivo independente do que seja.

O que é Marketing Estratégico?

Naturalmente relacionado à vendas, o marketing estratégico também pode ser usado para a conquista de outros objetivos, justamente por se referir ao uso de diferentes ações/estratégias em conformidade de um planejamento para obter uma certa “facilidade” ou mais organização para o processo de busca e alcance.

Ou seja. Trata-se de uma vertente do marketing que visa o futuro, onde passa a ser realizado planejamentos estratégicos com um intuito de alcançar resultados positivos. Entretanto, ele se torna muito mais comuns entre as empresas para o alcance de uma maior taxa de vendas de seus produtos/serviços, e claro, lucros.

Logo, se você é um empreendedor, interprete esse marketing estratégico como algo crucial para a sua empresa pelo fato de permitir a criação de um plano que visa a conquista e satisfação de seus clientes, além do aumento eficiente de sua rentabilidade, credibilidade, popularidade e porque não, da sua produtividade.

Contudo, se considerar essa definição, é necessário entender que a ferramenta será usada principalmente para que consiga identificar informações que passam a ser relevantes para a sua empresa, como as necessidades do seu público-alvo,  e inclusive, as oportunidades ou os riscos que surgiram no segmento que atua.

Essa ferramenta pode usar desde o estudo de mercado, até o processo de fazer a definição do mercado-alvo, a escolha dos canais de distribuição de todos seus produtos, o preço que eles poderão ter, as estratégias de comunicação e outros.

Mas como fazer uso do Marketing Estratégico?

Você pode fazer uso do marketing estratégico ao desenvolver planejamentos, e sejam eles para abrir um novo negócio ou para qualquer outro objetivo. Ocorre que essa ferramenta é usada em conjunto dos planos, sendo preciso pesquisar diferentes detalhes do mercado, para que depois comece a criar as estratégias.

Neste sentido, o seu primeiro passo é desenvolver um plano ao qual tenha bem definido o seu objetivo. Caso contrário, será impossível criar as estratégias para colocar o plano em prática e elevar a sua chance de obter resultados eficientes.

O objetivo deve ser realista, para que sejam criadas estratégias eficientes para o plano e que condizem com a realidade financeira da sua empresa. A ideia é que tenha mais chances de alcançar o objetivo, não tornar isso algo impossível de se tornar realidade. Por isso, trabalhe com algo concreto e possível de se alcançar.

Mas além disso, é necessário que crie táticas, meios e entre outros que possam ser eficientes para o desenvolvimento tanto da estratégia, como alcance do seu objetivo. Ou seja. Como dito anteriormente, não basta definir uma estratégia, é preciso dizer como será a implantação da mesma em seu negócio, como passa a colocá-la em prática para que, finalmente, comece essa busca por seu objetivo.

  • Entenda que, para empresas que já tenham um plano anterior, tende ser necessário trabalhar com o marketing estratégico analisando esse plano, para que assim possa identificar as falhas que ocorrem e impossibilitaram o alcance do objetivo. Neste caso, tenha planos antigos sempre em mãos.
  • Além disso, o uso do plano antigo é crucial para que consiga estabelecer, ou melhorar, as ações e estratégias que foram desenvolvidas no passado. A partir disso, pode evitar insistir em uma mesma estratégia sabendo que não teve efeitos no passado e tende continuar não rendendo resultados.

Dicas para colocar o Marketing Estratégico em prática

  • Analise o mercado antes de tomar qualquer decisão, seja para abrir uma nova empresa, ou simplesmente para realizar o aumento das vendas dos seus produtos. É preciso observar o mercado, identificando os potenciais riscos, oportunidades e outros que fazem diferença no seu planejamento.
  • Defina o seu objetivo. Você deseja melhorar a sua imagem ou aumentar a sua taxa de lucro? É importante ter isso bem definido para que consiga se dedicar na criação de um plano e estratégias eficientes para a conquista do mesmo. Caso contrário, é provável que você irá se perder no caminho.
  • Saiba descrever com eficiência as suas estratégias, não adianta apenas se dedicar a ideia, sem desenvolver meios que sejam interessantes para que a ideia seja colocada em prática. Ou seja. A sua estratégia é aumentar sua venda para ter mais lucro? Está certo, mas como isso pode ser realizado?
  • É preciso ter cuidado com as estratégias que define no seu plano. Se usar estratégias que não condizem com sua realidade, é possível que se perca no caminho. Implemente estratégias que sejam ideais ao seu plano, para que a partir disso desenvolva uma base sólida para seu empreendimento.

Para que comece a implantar o marketing estratégico é necessário ter cuidado, além de muita dedicação. Se a ideia é desenvolver estratégias que visam algum resultado, é fundamental que saiba exatamente o que está fazendo, por isso há necessidade de conhecer o mercado e saber as suas possibilidades de trabalho.

Isso significa que, é preciso conhecer todas as ferramentas que podem ajudá-lo na busca pelo objetivo. Caso contrário, não adianta criar estratégias eficientes e memoráveis, se provavelmente não vai conseguir colocá-las em prática. Assim, caso não tenha qualificação suficiente para realizar o marketing estratégico, se torna interessante procurar profissionais qualificados para auxiliar sua empresa.

Com isso, tende a aumentar as chances de investir em boas estratégias e claro, de alcançar os resultados/objetivos que foram propostas no seu planejamento.

Sobre o autor

Mateus Barboza

Mateus Barboza

Administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

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