Marketing Marketing Esportivo

Marketing Esportivo

Redação
Escrito por Redação

O marketing esportivo consiste na utilização do esporte como uma maneira para efetuar comunicação diante de um determinado público. Em uma das suas formas mais comuns, o marketing utiliza técnicas de publicidade e divulgação nas mais variadas modalidades esportivas para que, dessa forma, o atleta, clube ou organização obtenha lucros com as vendas de ingressos, produtos esportivos, entre outros.

De uma forma geral, o marketing esportivo compreende um conjunto de técnicas de marketing direcionadas para a indústria do esporte. De certa forma, tal fenômeno não é de causar estranheza, visto que as atividades esportivas possuem muito alcance em vários segmentos da nossa sociedade. O esporte profissional, especialmente o futebol (no caso do Brasil e em alguns outros países, por exemplo), movimenta muito a economia e, diante disso, acaba sendo um terreno fértil para o marketing esportivo.

De maneira bem objetiva, o marketing esportivo é utilizado para atingir uma série de propósitos. Ele pode ter o intuito de aumentar o alcance de audiência, reforço de imagem, estabelecer vínculos de identificação com determinados segmentos do público, entre outros aspectos.

O esporte, em sua essência, mexe muito com as paixões das pessoas por meio do seu caráter de superação física, esforço e dedicação. Além disso, a presença constante de atletas que se destacam em suas respectivas modalidades esportivas traz à tona vários ídolos e heróis para o imaginário popular. Esses elementos de paixão, identificação e devoção, são ferramentas utilizadas para a realização do marketing esportivo.

O marketing esportivo hoje

Assim como outras formas de marketing vigentes atualmente, o marketing esportivo também necessita se adaptar ao atual período tecnológico, em que as inúmeras formas de interação proporcionadas pela internet se tornam dominantes.

A internet hoje é o meio que agrega um vasto leque de interações graças aos blogs, redes sociais e comunidades virtuais. Essas novas formas de interação podem ser utilizadas entre os times, atletas, modalidades esportivas, imprensa e público, promovendo assim o novo olhar do marketing esportivo.

Nesse contexto marcado pelo imediatismo das redes sociais, apresentar um bom conteúdo se torna um elemento ainda mais imprescindível para o bem aplicado marketing esportivo, já que conteúdo, aliado a informação, é o que caracteriza a atual fase da comunicação, que conta muito com a presença da internet.

A utilização das ferramentas digitais para o marketing esportivo é, dessa forma, uma nova maneira de encará-lo dentro do atual contexto em que vivemos.

Sobre o autor

Redação

Redação

Blog voltado para estudantes e profissionais do marketing, design, publicidade e entre outras áreas criativas, levando conteúdo de forma simples.

Assine a nossa Newletter

Junte-se aos nossos leitores inteligentes e receba conteúdo semanal. E o melhor é Grátis!

Confirme a sua inscrição no seu e-mail. Obrigado!