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Marketing e a Psicodinâmica das Cores

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Escrito por Redação
Aplicar o estudo das cores na Comunicação Visual de uma empresa passou a ser uma visão estratégica muito bem planejada pelas empresas, mediante a necessidade em atingir com maior efetividade, de forma imediata e impactante o consumidor.
 
 É inquestionável que as cores sempre estiveram presentes em questões psicológicas dos seres vivos ainda que inconscientemente percebidas, ao voltarmos à atenção um pouco mais detalhada, é possível notar o quão estrategicamente estão posicionadas em nosso cotidiano e como interferem em nossas decisões e pensamentos; entretanto, engana-se quem acredita que tais táticas são fruto da sociedade moderna, pois as cores desde a antiguidade têm representado um papel importante na formação do homem.
 
As cores são aplicadas como linguagem específica para despertar e instigar o desejo do público alvo, e a psicologia está diretamente ligada a esse segmento da comunicação, produzindo efeitos de ordem física, psíquica e emocional, impactos estes tão diretos e incisivos, que são capazes de aflorar e estimular necessidades latentes nos consumidores, proporcionando as organizações o conhecimento desta matéria mais uma oportunidade de sobressair-se no mercado, trabalhando sua identidade visual.
 
Aprofundando-se mais nesta questão, comprova-se o quão eficaz tem sido campanhas que utilizaram de modo adequado tais elementos, indispensavelmente tomando ciência quanto informações relevantes relacionadas ao target, como sexo, idade, cultura etc.; exemplificando de maneira mais clara, tomemos como referência, pesquisas que comprovam que embalagens de brinquedos nas cores: vermelha e laranja têm maior número de vendas, ou a preferência de mulheres por cores suaves. Contudo, não são os gostos pessoais priorizados para escolha de cor e design de uma embalagem, mas sim a fácil associação desta ao determinado produto.
As marcas buscam também em seu brandingtornarem-se não apenas reconhecidas, mas enfatizar-se em meio a tantos outros semelhantes, tais fatores demonstram que, com o dinamismo dos dias atuais e o elevadíssimo nível de concorrência, a área de marketing têm em seu planejamento idem atuado avidamente com a utilização das cores como forma de atingir e fixar-se na mente do consumidor, adaptando-se as tendências e ditando suas próprias.
 
Por: Michele Duarte da Revista Marketing com Café

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