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Marketing de performance

Mateus Barboza
Escrito por Mateus Barboza

O marketing de performance nada mais é do que uma das categorias do marketing digital, que tem seu foco 100% nos resultados. O fato é que a mídia digital oferece a possibilidade de trabalhar bem com o registro de dados, tornando fácil o acompanhamento das ações de um cliente em determinado anúncio. Assim sendo, é possível verificar se alguém clicou no anúncio, se chegou a acessar o site, se inseriu algum produto no carrinho, se finalizou ou não a compra e diversos outros aspectos.

Assim sendo, a performance permite contabilizar números, gerando dados e relatórios que demonstram se negócios fechados pelos clientes são capazes de custear investimento que foi feito na captação do mesmo.

Além disso marketing de performance ainda mostra os canais de divulgação que oferecem um retorno financeiro e o seu ticket médio, apontam qual campanha teve melhor resultado e quais são os produtos e categorias que promovem uma maior conversão.

Isso tudo quer dizer que o marketing de performance proporciona ao gestor de um e-commerce todos os dados para que seja possível direcionar suas ações, e seu orçamento, de forma assertiva, diminuindo investimentos em canais ineficazes e aumentando naqueles que realmente dão retorno.

Mas afinal porque o marketing de performance é bom?

Imagine que uma marca de cerveja está fazendo uma campanha para um canal aberto da TV, que é o mais visto no país. A marca provavelmente sabe qual é a quantidade de espectadores que estará com a televisão ligada no horário em que o comercial foi transmitido. Entretanto a dúvida é: como saber a quantidade de pessoas que, de fato, visualizaram a campanha.  E mais do que isso:  como é possível saber a quantidade de cerveja vendida a mais unicamente para quem foi impactado pelo comercial?

Obviamente este é um cenário específico do marketing awareness, pois é certo que as empresas obtêm resultados com essas ações, casa contrário não continuariam investindo nessas mídias, entretanto, o que precisa ser ressaltado, é que esse retorno não é assim tão palpável.

Isso quer dizer que a empresa não consegue identificar exatamente o momento em que o seu investimento em determinado canal, que pode ser o terceiro mais assistido, poderá gerar mais retorno para a mesma do que as campanhas veiculadas em outra mídia. Não há como entender isso.

Já o marketing de performance faz uso de todas as facilidades oferecidas pelas mídias digitais para que seja possível acompanhar detalhadamente o trajeto do cliente, tornando os valores investidos mais certeiros, especialmente para o caso dos e-commerces.  Mas de que maneira isso é possível?

A resposta é muito simples: para isso basta fazer uma amarração do anúncio com o seu trajeto. Assim é possível verificar quantas vezes ele foi exibido para um cliente, quantas vezes as pessoas clicaram nele e quantas dessas iniciaram e concluíram ou desistiram de uma compra.

Com todos esses dados é possível gerenciar onde o processo não funciona e saber de forma analítica onde o processo deve ser melhorado.

Imagine como é que você vai saber o que deve fazer se não sabe onde o cliente está trancando, parando ou desistindo. Por exemplo:  se o cliente ve o anúncio, mas não clica, a sugestão é melhorar as imagens, o texto e a abordagem. Se o cliente vê o anúncio, clica mas acaba saindo do e-commerce, uma boa alternativa é tentar a segmentação dos anúncios de acordo com o perfil de público. Já caso o cliente veja o anúncio, clique sobre ele, escolha um produto, coloque o produto no carrinho, mas acabe desistindo da compra, talvez a necessidade seja melhorar a confiabilidade do site, investindo em segurança ou em opções de pagamento.

Obviamente que são apenas alguns exemplos, mas servem para mostrar claramente o que é possível fazer através do marketing de performance, que tem como seu principal diferencial a possibilidade de mensurar dados que apontam se as ferramentas utilizadas são eficientes, se o canal é bom e se a sua plataforma oferece o que o cliente precisa para realizar a compra.

Com isso o gestor ganha uma grande vantagem estratégica para poder direcionar corretamente seus investimentos, além de entender todo o processo de como essa verba retorna, ou se perde pelo caminho.

Então, através do marketing de performance é possível obter informações estratégicas para que as campanhas realizadas tenham o maior sucesso possível.

Dicas para planejar sua campanha de marketing de performance

O primeiro passo para criar uma campanha de marketing de performance é através da análise alguns fatores determinantes, tal como o comportamento do consumidor, quais são os seus hábitos ao utilizar a internet e também quais são as possibilidades que a empresa tem de atuar nos meios digitais.

Depois disso, o que você precisa fazer é criar um plano totalmente estratégico que visará atingir o seu objetivo específico. Esse objetivo específico pode variar de acordo com a empresa, podendo ser:  o aumento na quantidade de leads, ampliação na conquista da audiência ou até mesmo o maior número de conversões de vendas.

O mais importante de tudo é que o objetivo seja bem claro e esteja de acordo com os investimentos que a empresa pode fazer. Além disso, esse objetivo deve ser quantificável, por exemplo, o objetivo deve ser definido da seguinte maneira: aumentar em 25% o número de conversões da minha página.

E de que maneira é possível mensurar os resultados oferecidos por uma campanha de marketing de performance?

Pois bem, para isso basta fazer o uso dos indicadores de desempenho mais adequados para a sua estratégia. O fato é que existem diversas ferramentas que permitem a realização desse monitoramento tais como a internacional Hubspot e a brasileira RD Station, que oferece um panorama extremamente completo do desempenho das campanhas que você executou.

Sabendo de todas essas informações, tudo o que você não pode deixar de fazer é utilizar o marketing de performance e suas estratégias para que a sua empresa consiga os resultados esperados com campanhas certeiras, bem estruturadas e que não sejam apenas mais uma ação para jogar dinheiro fora. Aposte no marketing de performance e tenha sucesso!

Sobre o autor

Mateus Barboza

Mateus Barboza

Administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

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