Marketing

Marketing de Incentivo

Wagner Andrade
Escrito por Wagner Andrade

Conceitualmente o Marketing de Incentivo é uma ferramenta que se destina basicamente a motivar e valorizar as equipes internas.

As equipes internas das organizações precisam ser constantemente motivadas, este é um fato. O problema é: Será que sabemos motivar e premiar os nossos colaboradores? O que ocorre é que no afã de vender mais, os dirigentes em geral costumam não planejar o incentivo e para incrementar as vendas ou a produção oferecem prêmios que não chamam a atenção, estipulam metas que não são alcançáveis e não sabem definir o que, aonde e quando vão lançar a campanha.

Mas alguns não sabem, também, quais são os objetivos do Marketing de Incentivo, assim descrevo-lhes alguns:

  • Incrementar as Vendas
  • Aumentar a participação de Mercado
  • Fortalecer a Imagem da empresa
  • Lançar novos Produtos e Serviços
  • Liberar Estoques
  • Premiar o Pessoal de Revenda
  • Aumentar a Produtividade

Para conseguir esses objetivos é necessário tomar algumas providências antecedentes:

  • O levantamento do briefing, ou seja, fazer um resumo da situação atual
  • Pesquisar e definir o tema da campanha
  • Desenvolver textos e layouts
  • Levantar os custos da campanha
  • Planejar toda a campanha:
    1. Defina os objetivos e metas
    2. Público alvo
    3. Prazo de duração da mesma
    4. Qual será o sistema de avaliação
    5. Estude uma premiação adequada
    6. Quando e onde será o lançamento
    7. Quando e onde será o encerramento

Como puderam ver o Marketing de Incentivo precisa de alguns cuidados para que seus objetivos de crescimento sejam atingidos.

Sobre o autor

Wagner Andrade

Wagner Andrade

Bel em Direito, especialista em gestão de marketing e organizacional, palestrante, consultor empresarial, professor Universitário, diretor presidente da W. Andrade Treinamento e Assessoria e da Empreendedor Web Rádio, apresentador do Programa Empreendedor de Sucesso.

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