Social Media

5 dicas essenciais para aumentar seguidores no instagram

Marketing Avançado para Instagram
Escrito por Isabela Klein

As redes sociais são essenciais para aproximar uma empresa de seus clientes. Nesse sentido, o Instagram vem se destacando bastante. No fim do ano passado, o Instagram registrava mais de 500 milhões de usuários ativos por mês.

Além de ser um ótimo espaço para compartilhar fotos ou vídeos, o Instagram pode ser uma força enorme sobre as vendas da sua empresa! Selecionamos, portanto, cinco dicas práticas de estratégia de Marketing Digital para impulsionar o Instagram da sua empresa. Confira:

1.Use fotos originais no seu Instagram para promover produtos e serviços.

Tente produzir suas próprias fotos. Não pegue imagens prontas no Google, nem use imagens cheias de infográficos e textos. Crie fotos espontâneas, divertidas e evite fotos de produtos muitas vezes ao dia. Tanto o Instagram quanto os usuários se cansam de ver a mesma coisa. Varie. Poste o produto no seu Instagram com uma foto bem produzida, mas também mostre um pouco dos bastidores da foto e da produção deste produto. Se você vende marmitas vegetarianas, por exemplo, poste foto das marmitas e fotos da montagem dos pratos.

2. Faça sorteios entre os usuários e veja sua página do Instagram crescer

O sorteio pode te ajudar a criar empatia com o público e é uma ferramenta certeira para ganhar mais seguidores no instagram. É uma forma divertida e prática de interagir com os clientes e potencializar seu Instagram. Existem várias formas de organizar uma promoção na sua página do Instagram para atrair novos seguidores. O mais comum é pedir que as pessoas te sigam e marquem mais dois amigos nos comentários – assim, você gera tráfego tanto de likes quanto de comentário.

Assim, o Instagram faz a leitura do seu perfil como uma página relevante. Isso pode te levar para o topo do feed dos seus seguidores e te colocar como indicação na aba Explore. Outra alternativa é pedir para os clientes postarem fotos com o produto da sua marca e taggearem o seu perfil. Estabeleça também o uso obrigatório de uma hashtag. Atribua um prêmio (que pode ser um desconto, por exemplo) para a melhor foto.

Ferramentas como o Sorteiogram facilitam a interação e o compartilhamento de resultados dos sorteios.

3. Use hashtags para fazer o seu instagram bombar – mas não exagere!

As hashtags devem ser usadas a favor da página da sua empresa no Instagram. Um estudo da Social Bakers mostrou que quanto mais hashtags você usa, menos as pessoas interagem com a sua conta. Use as hashtags no Instagram buscando enriquecer o conteúdo do post. Seja enxuto, mas valoroso. Evite o uso de caracteres especiais (como ?, !, &) e espaço entre as palavras, pois eles quebram o nome.

Exemplo: se sua marca chama Marmitas Vegetarianas, use #MarmitasVegetarianas . Se der espaço entre as palavras, ele vai desmembrar em duas hashtags: #Marmitas #Vegetarianas

Alguns aplicativos como Growsocial e Tags For Likes podem te ajudar a encontrar as melhores hashtags para sua campanha. 

4. Compartilhe o conteúdo dos seus seguidores no seu instagram

Com a ajuda de alguns aplicativos, você consegue repostar o conteúdo de outras contas do Instagram. Ainda com o exemplo das marmitas, caso alguém tire uma foto dela e te marque, você pode repostar e escrever algo como “adoramos o registro da nossa cliente @xx!”. Isso ajuda a fidelizar o público, e os seus seguidores vão se sentir estimulados a marcar o perfil da empresa nas fotos para ter a chance de ter sua foto repostada. E claro, não deixe de comentar no perfil dos seus clientes. Eles gostam deste retorno.

Quando puder, faça uma análise dos perfis de Instagram que tentam atingir o mesmo público que você. Comente nos posts deles, dê likes. É uma forma de ser visto pelo público que você pretende atingir no Instagram.

5. Não fique muitos dias sem postar no seu Instagram

Para atrair tráfego para a sua página no Instagram, mantenha uma frequência de posts. O cliente pode sentir certo descaso caso você deixe seu Instagram sem posts novos por uns dias. E claro, cuidado para não errar a mão – não precisa fazer dez posts por dia. Uma boa média para o seu Instagram é tentar subir três posts por dia, sempre em horários distintos ao longo do dia.

 

Sobre o autor

Isabela Klein

Assine a nossa Newletter

Junte-se aos nossos leitores inteligentes e receba conteúdo semanal. E o melhor é Grátis!

Confirme a sua inscrição no seu e-mail. Obrigado!