Marketing

Marca e marketing: dicas para criar uma marca forte

Criar uma marca forte
Escrito por Laryssa Caetano

O estudo das cores deveria fazer parte de todo projeto gráfico. Muitas empresas começam economizando por aí e depois precisam refazer toda a identidade visual. Se esse foi o caso e será preciso redefinir a imagem da empresa procure ser sucinto na quantidade de cores do novo logotipo. Tudo o que for desnecessário também deve ficar fora, a arte precisa ser atemporal e pense que a sua avó deve ser capaz de reconhecer o logo mesmo se ele estiver invertido.

Criar uma marca de impacto

Se pretender um logo com tipografia, procure ter atenção com a aplicação do slogan, as fontes trabalhadas devem ter um design que se case. Usar a mesma família de fonte pode ajudar. Para uma marca que ofereça soluções imobiliárias, a criação precisa ser séria, precisa transmitir segurança e solidez. Para quem vende alimentos frescos, cores frias remetem à limpeza, frescor e saúde. Comidas quentes combinam bem com amarelo e vermelho – Mc’Donalds, Bob’s, Burger King e Spoleto tem isso em comum.

Levante questões: qual é o seu tipo de negócio? Que produtos e serviços sua marca oferece? Como imagina sua marca em 20 anos? Que mensagem deve ser transmitida com o logotipo? Quem é o seu público? Quais são os melhores adjetivos que descrevem sua marca?

Marca e marketing: estudo das cores

Isso vai nortear o trabalho do designer que estiver com essa missão, porque você não achou que faria isso sozinho, né? Nada de Paint, ClipArt – sério, como alguém ainda usa esses programas? – contrate um profissional qualificado que vai usar os conceitos necessários e a abordagem adequada na sua marca.

Quando concluir o projeto, faça testes com pessoas aleatórias – e não vale família. Analise as reações, as impressões, se a criação remete a algo bom ou ruim, se tem duplo sentido. Por fim, faça o teste em preto e branco e não tenha pressa nesse processo. Sucesso!

Sobre o autor

Laryssa Caetano

Assine a nossa Newletter

Junte-se aos nossos leitores inteligentes e receba conteúdo semanal. E o melhor é Grátis!

Confirme a sua inscrição no seu e-mail. Obrigado!