Marketing Digital

Investir em marketing digital vale a pena

Investir em marketing digital
Escrito por Laryssa Caetano

Muitos empreendedores ficam na dúvida entre investir no off e no online. Gastos demais, resultados de menos, dizem. Não é bem assim. Online pode ser facilmente mensurado e diagnosticado os pontos fortes nas estratégias. Como negócios virtuais não podem se dar o benefício da dúvida em investir ou não em marketing digital, a questão é entender como ele pode ajudar as empresas a alcançarem excelentes resultados.

O site é a vitrine

É preciso entender que o site é a vitrine dos negócios, ele precisa ser encontrado para que o cliente considere entrar e encher o carrinho. Ele precisa ser bem recomendado por outros sites e blogs. O Google precisa compreender a relevância dele para o usuário, guiando a trajetória desse consumidor para dentro do site. Uma vez no site, é preciso proporcionar a ele uma excelente experiência do usuário.

Antes de abrir uma loja virtual, por exemplo, verifique as opções disponíveis no mercado para a plataforma que mais se adeque ao bolso e ao projeto.

Um bom exemplo de estratégias, foi o case da franquia de restaurante Lagoa da Prata que queria aumentar o volume de acessos do site. Com as estratégias definidas a partir do planejamento do cliente para a marca, verificou-se um aumento de 76% em acessos orgânicos em seis meses, apenas com SEO.  Esse resultado também gerou um volume de leads que se converteram em novos clientes.

Os objetivos precisam ser claros

A empresa precisa entender seus próprios objetivos e estratégias: quer aumentar o número de visitas e potenciais clientes? Melhorar seu posicionamento no Google? Fortalecer marca? É a partir da necessidade e/ou prioridade da marca que a agência poderá propor soluções. Antes de tudo, precisa haver uma pergunta martelando na empresa para ser respondida pela agência. A gente já falou de estratégias pro marketing digital, neste post.

Porque seu cliente está na internet

Os clientes pesquisam na internet antes de visitar um novo lugar, é fato. Ele vai buscar recomendações, preço, custo – benefício, como chegar. Uma ferramenta grátis e que poucas empresas aproveitam é o Google Meu Negócio, em que se cadastra dados da empresa e ela fica disponível nos mapas, com horário de atendimento, telefone de contato e endereço. Se o cliente buscar por vidraçarias próximos a ele, ele precisa encontrar a sua empresa na listagem. Se ela for a única, melhor pra você. Aqui também vale a máxima quem é visto é lembrado.

Quando se pensa a longo prazo

Outro exemplo que apresentou excelentes resultados em seis meses de ações, foi o site Elo Concursos que já triplicou o volume de acessos e, a participação das estratégias do SEO foram fundamentais para esses resultados. O impacto dessas estratégias nos resultados aumentou em 20% no mesmo período. Por se tratar de uma empresa que vende cursos online para o segmento de concursos, estar entre os primeiros faz total diferença, sempre. Para isso, manutenção de estratégias e a adequação constante às exigências do Google estão diretamente ligadas ao grau de competitividade dela na internet.

Outros investimentos em mídias sociais como campanhas com adwords, anúncios no facebook e alimentação das redes mais privilegiadas para o seu público-alvo, também impactam nos negócios.

Ao se pensar a longo prazo, a agência toma medidas preventivas e nunca em desacordo com as diretrizes do Google, pois de nada adianta excelentes resultados por alguns meses e uma punição severa que poderá levar anos para recuperar a credibilidade.

Sobre o autor

Laryssa Caetano

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