Design

Inspirado por uma imagem? A nova ferramenta da Shutterstock pode te ajudar a encontrar uma similar para usar

Mateus Barboza
Escrito por Mateus Barboza

A Shutterstock, Inc. (NYSE:SSTK), líder global no fornecimento de imagens e música, lançou hoje ferramentas inovadoras de busca e pesquisa de imagens alimentadas e criadas por sua própria rede neural por convolução. A busca reversa por imagens e a pesquisa avançada por imagens semelhantes foram integralmente lançadas hoje. Além disso, a Shutterstock pretende lançar em breve as mesmas ferramentas de busca para vídeos.

A primeira aplicação desta rede neural aparece na Busca Reversa por Imagens, que oferece uma alternativa inovadora para clientes se comparada ao uso de palavras-chave para a busca de imagens da coleção da Shutterstock. Hoje, usuários podem simplesmente fazer o upload de uma foto de sua preferência, seja ela da coleção Shutterstock ou de outra fonte, e o algoritmo pesquisará e, em um instante, fornecerá imagens semelhantes à imagem original, superando as limitações da busca por palavras-chave.

“Nós estamos sempre trabalhando para criar tecnologia de ponta para melhorar nossos serviços. Com uma coleção vasta como a da Shutterstock, é crucial a capacidade de oferecer exatamente o que nosso cliente precisa com ferramentas de busca e pesquisa avançadas, dando continuidade ao nosso sucesso”, afirmou o fundador da Shutterstock e CEO Jon Oringer. “Oferecer a mesma ferramenta quando o assunto é vídeo é um avanço; e à medida que a tecnologia avança e continua a aprender e reconhecer o que está dentro de uma imagem ou clipe de vídeo é uma promessa de mais e mais possibilidades. Nós sabemos que estamos apenas na superfície, no início, na forma como usamos esta máquina de aprendizagem complexa para melhor compreender e servir nossos clientes”.

Example 1 - Visually Similar Old

A visão computacional é a capacidade de um computador de desconstruir uma imagem em suas características primárias, tanto visualmente quanto conceitualmente, representando-a numericamente. Tal tecnologia baseia-se em dados de pixel dentro das imagens – ao invés de coletar metadados por meio de palavras-chave e tags – para ajudar a identificar e destacar conteúdo relevante.

Nossa equipe de visão computacional, que criou e testou esta tecnologia inteiramente na Shutterstock, foi contratada há mais de um ano para resolver desafios associados à busca e pesquisa visual. Uma vez que a Shutterstock é uma das líderes da indústria com mais de 70 milhões de ativos criativos, a tecnologia de visão computacional tem sido trabalhada, refinada e otimizada em sua coleção, diferente de qualquer outra empresa semelhante, com o objetivo de conquistar o mercado. Todos os dados da Shutterstock coletados em cada imagem, download e busca tem fornecido a energia e informação necessárias para alimentar esta engrenagem.

Sobre o autor

Mateus Barboza

Mateus Barboza

Administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

Assine a nossa Newletter

Junte-se aos nossos leitores inteligentes e receba conteúdo semanal. E o melhor é Grátis!

Confirme a sua inscrição no seu e-mail. Obrigado!