Design

Infografico: A evolução do design

Mateus Barboza
Escrito por Mateus Barboza

Podemos dizer que a história do design ainda é muito recente. O Design, como objeto de estudo, nasceu há três séculos, porém é possível que já existisse antes disso. A comunicação através de representações visuais sempre se fez presente. Nossos ancestrais que o digam.

Agora, vamos entender a maneira como o Design, enquanto profissão, chegou até aqui. A Infobase Interativa criou um infográfico que mostra sua evolução cronológica, desde a primeira revolução industrial até o social media.

Confira abaixo:

a-evolucao-do-design

Os historiadores do design costumam enfocar as várias profissões que compõem a atuação dos designers, considerando a sua tradição e história antiga. Embora seja raro que um historiador do design se dedique à história do design como um todo, considerando que o termo é muito abrangente e se mistura com a própria história da cultura material. É mais comum que existam historiadores de áreas específicas do design, e até uns de áreas mais especializadas como por exemplo: “história da tipografia brasileira”.

Atualmente historiadores tem considerado cada vez mais o design marginalizado no passado, englobando o design vernacular ou aquele dos objetos criados por não-designers. Além, é claro, da variedade de enfoques e atuações dos designers em diferentes países.

No entanto, a maior parte da bibliografia sobre a história do design se concentra na fase do design moderno, iniciando-se com a Revolução Industrial do Século XIX.

 

Sobre o autor

Mateus Barboza

Mateus Barboza

Administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

Assine a nossa Newletter

Junte-se aos nossos leitores inteligentes e receba conteúdo semanal. E o melhor é Grátis!

Confirme a sua inscrição no seu e-mail. Obrigado!