Carreira

Home office – Mitos e verdades sobre o “ Trabalho dos Sonhos”

Juliana Marques
Escrito por Juliana Marques

Será que o tão sonhado e desejado home office é tão bom assim?

Toda vez que me perguntam “Onde você trabalha?” e eu respondo ” Faço home office”, a reação é sempre a mesma “ Que sonho! Deve ser perfeito! “  e é… Só que não.

Confesso que quando comecei foi um êxtase total. Poder trabalhar de pijamas, sem maquiagem, o horário que quiser, como você quiser, eu cheguei até a contar vantagem sobre meus amigos que pegam metrô lotado todos os dias para ir e voltar de seus trabalhos, mas aqui vai algumas confissões e verdades de quem vive o home office todos os dias:

  • “Que ótimo você não tem horário fixo!”

Isso é um mito. Assim como todo trabalho, em algum momento você terá várias coisas que só podem ser resolvidas em horário comercial, como por exemplo, falar com quem está em um emprego de horário normal.

  • “Deve ser maravilhoso, ninguém para falar com você, te atrapalhar…”

Não sei o que acontece, mas quando você tem uma coisa muito importante para fazer, até o seu vizinho que você nunca viu te interfona. É uma ilusão achar que nada te atrapalha em casa. É claro que depende de casa para casa, mas a não ser que você tire os telefones do gancho, desligue seu celular e peça para todas as pessoas da sua casa saírem, você terá interrupções.

  • “ Você pode vestir o que quiser!”

Verdade! No exato momento, estou escrevendo este texto de pijamas (desculpa pela sinceridade, mas esse ponto é realmente legal). Mas as vezes eu coloco uma roupa mais arrumadinha porque acredito que melhora a produtividade, mas isso vai de cada um.

  • “ Comer em casa economiza o VR”

Bom, se você tiver um emprego home office e receber VR, você é muito sortudo. Caso não tenha, você tem duas opções: comer fora, que gasta mais, ou cozinhar. Cozinhar é ótimo… durante as duas primeiras semanas apenas. Você fica se achando o Master Chef e passam-se os dias você vê que gasta muito tempo cozinhando ( porque você não é um Master Chef) e acaba comendo fora mesmo.

  • “ Deve ser ótimo ficar sozinho, não ter que trabalhar em equipe.”

Claro que cada trabalho é de um jeito, mas acredito que seja muito difícil, mesmo sendo home office, você não ter que se reportar ou se comunicar com alguém. Além disso, não ter alguém para comentar sobre aquela série, meme ou matéria que você viu no jornal durante um cafezinho para descontrair realmente faz falta.

  • Sua cama tem um poder maior do que você imagina

Acho que todo mundo já pensou alguma vez “ Gostaria de estar trabalhando na minha cama, com a minha coberta, um cafezinho quente e meu computador”. Você pode até resistir, mas você não vai durar muito nesta cena, eu pelo menos durei cinco minutos e dormi por duas horas, ou seja, nada de cama!

  • Ninguém leva o seu trabalho a sério.

Depois de um ano fazendo home office eu ainda ouço ” Pede para Ju, ela está em casa e consegue fazer”. Ninguém entende que não é porque você esta em casa que você está para a casa.  O pior é quando lhe falam ” Você não vai trabalhar não?”, seu primeiro desejo é responder ” Se você não me interromper, eu trabalho” mas então, como bom filho, cônjuge ou amigo, você sorri, acena, coloca seu fone de novo e volta para o trabalho.

Agora uns pontos que realmente são ótimos em trabalhar home office

  • Você pode ouvir a música que quiser, na altura que quiser, sem ter vergonha de ouvir aquele sertanejo brega ou aquela música da Sandy que você adora, mas tem vergonha de admitir.
  • Você pode tomar quantos cafés quiser e ninguém vai te julgar.
  • Isso vale para comidas, petiscos e guloseimas. E ainda tem o fato que você não precisa dividir.
  • Você não pega trem, metrô e ônibus lotado.
  • Na hora do almoço, você pode ter a companhia do Sam e Dean Winchester, do Ted Mosby, ou de mais alguém que esteja no Netflix e afins.
  • Você pode trabalhar de onde quiser! Seja na praia, na montanha, no café, no Mc Donald’s, o importante é entregar seus deveres e tarefas e estar on-line sempre que possível.

E você,  o que acha de fazer home office?

Veja também Como construir um home office produtivo.

Sobre o autor

Juliana Marques

Juliana Marques

De São Paulo, Marketing - Anhembi Morumbi, Lifetime, Conhecer parques e experimentar cafés diferentes.

  • Tiago Soares

    Eu sou Designer Gráfico Freelancer, e trabalho em casa adoro essa sensação em poder trabalhar do meu jeito, sem fofocas ou inimizades, sem horários, sem patrões Sou eu com EU mesmo… Sinto que a produção flui mto mais. Mas como diz no artigo, existem prós e contra. Vai de cada pessoa, o lance é produzir ótimo Artigo!

Assine a nossa Newletter

Junte-se aos nossos leitores inteligentes e receba conteúdo semanal. E o melhor é Grátis!

Confirme a sua inscrição no seu e-mail. Obrigado!