Estratégia Gestão

Gestão do tempo: aprenda a ganhar tempo e aumentar a produtividade na empresa

Gabriela Vitória
Escrito por Gabriela Vitória

O tempo é valioso e, nas empresas, parece que custa ainda mais. De forma geral, é possível dizer que em negócios de todos os segmentos e portes a gestão do tempo é de fundamental importância para obter sucesso. No entanto, não basta apenas fazer as tarefas mais rapidamente, é importante que elas sejam feitos de modo mais eficiente.

Para tanto, é preciso alguns requisitos, que vão garantir o fluxo de atividade adequado dentro do seu empreendimento. Para você saber como tirar isso de letra, confira a seguir das dicas de gestão do tempo e aprenda a ganhar tempo e aumentar a produtividade na empresa. Para tanto, confira os seguintes tópicos presentes nesse artigo:

  • Comunicação exemplar a equipe
  • Treinamentos de capacitação
  • Adaptação das estratégias às necessidades
  • Definição de metas realistas
  • Avaliação das falhas
  • Manutenção da motivação
  • Reconhecimento da equipe
  • Automatização das tarefas da sua empresa

Comunicação exemplar a equipe

Quando a comunicação com a sua equipe não está afinada, é normal que o trabalho atrase porque erros são cometidos. Por isso, você que gere uma empresa deve dar o exemplo, priorizando uma comunicação adequada, sem deixar margem para dúvidas e interpretações dúbias. Lembre-se que nem sempre o que parece lógico para você é para o outro.

Treinamentos de capacitação

O treinamento pode ser uma parte fundamental da gestão de tempo na sua empresa, ainda mais quando o novo funcionário deve desenvolver uma atividade que exige um procedimento padrão. Da mesma forma, os treinamentos são importantes quando toda a equipe deve passar por um upgrade. Assim, se economiza tempo e se ganha em produtividade.

Adaptação das estratégias às necessidades

Outra forma de ganhar tempo e ter aumento de produtividade é sempre adaptando as estratégias conforme a necessidade. Muitas vezes, as pessoas continuam fazendo um procedimento pouco eficiente só porque ele sempre foi feito assim, mas de acordo com a situação pode ser melhorado para se tornar mais ágil. É importante estar aberto a isso.

Definição de metas realistas

No mundo dos negócios, é preciso ser realista. Mesmo que o seu sonho como empresário seja o de se tornar o seu negócio o maior vendedor do seu segmento no país, pense primeiro em ser o maior da sua cidade, depois do estado, etc. É importante pensar grande, mas para tanto, é preciso dar um passo após o outro, caso contrário, será feito muito em vão, desperdiçando tempo.

Avaliação das falhas

Gestores competentes também devem saber que nenhum negócio está livre das falhas, sendo importante reconhecê-las e mudar o que deve ser feito. É importante aprender com os erros, os quais se convertem em oportunidade quando são avaliados. Além disso, não é preciso buscar os culpados por um erro, mas criar maneiras desses erros não acontecerem mais.

Manutenção da motivação

A motivação da sua equipe consegue ser mantida de uma série de maneiras. Entre elas, comunicação afinada, metas realistas, treinamentos, etc. Ou seja, quando a gestão da sua empresa acontece de forma coesa, os colaboradores se sentem mais motivados a trabalhar, pois existe um ambiente confortável para desempenhar as suas atividades.

Reconhecimento da equipe

Outra forma de motivar equipes é por meio do reconhecimento. É importante que os funcionários vejam que a empresa onde trabalham sabe de todo o esforço que eles estão fazendo para atingir as metas, vender mais, fechar negócios, conquistar novos clientes, etc. O reconhecimento verbal é muito útil, mas ele pode ser feito por meio de benéficos extras também.

Automatização das tarefas da sua empresa

Além das dicas de gestão para ganhar tempo e aumentar a produtividade na empresa que são relativas aos melhores comportamentos, há conselhos para obter êxito na sua empresa por meio do investimento em tecnologia. Mais do que nunca, é imprescindível aos empreendimentos ter um sistema de gestão para varejo para tornar a rotina mais dinâmica.

O ERP cloud é uma ferramenta muito útil, porque informatiza os dados, interliga os setores e promove a automatização das tarefas do seu negócio. Com isso, procedimentos são mais rápidos, exigindo um quadro menor de funcionários e permitindo vendas mais ágeis.

O GestãoClick é um sistema ERP online que permite ainda que o sistema seja acessado de modo remoto, bem como mantém todos os seus dados seguros na nuvem e acessíveis apenas a pessoas autorizadas.

Sobre o autor

Gabriela Vitória

Gabriela Vitória

Redatora e analista de marketing do GestãoClick, um software de gestão empresarial.

Assine a nossa Newletter

Junte-se aos nossos leitores inteligentes e receba conteúdo semanal. E o melhor é Grátis!

Confirme a sua inscrição no seu e-mail. Obrigado!