Marketing

Gerenciamento de informações – A chave para o sucesso

Wagner Andrade
Escrito por Wagner Andrade

“Se você conhece o inimigo e a si mesmo, não precisará temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não o inimigo, para cada vitória sofrerá uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo e nem a si mesmo, perderá todas as batalhas…” Sun Tzu – A arte da guerra

Tenho experiência de muitos anos com consultoria organizacional, ou seja, ajudo as empresas a reorganizar ou organizar sua estrutura administrativa e observo o quanto elas pecam em gerenciar suas informações. Embora possuam máquinas e softwares de última geração, não possuem o controle e nem processam os dados que alimentam a fonte principal para tomada de decisão, pior, os gestores não entendem ou não se importam com esse dado, imaginam, por conveniência ou por inocência, que as informações devem ser gerenciadas apenas a nível médio.

Hoje as inovações tecnológicas permitem que o gestor administre todos os resultados de sua empresa da forma mais simples possível, em qualquer lugar que esteja e com a maior precisão sobre cada assunto, departamento ou setor. Na verdade os executivos têm em suas mãos uma série de inovações tecnológicas capazes de lhes dar segurança para decidir sobre estratégias, lançamento de produtos, aberturas de filiais, aumento da produção, contratação ou demissão de funcionários e melhor do que tudo, sobre o seu concorrente, mercado e clientes, usando apenas alguns aparelhinhos que já possuem, mas não sabem explorar adequadamente as suas ferramentas, por exemplo:

– Todos possuem lap top(Notebook), com ele podemos nos conectar a rede de computadores e de Londres ou qualquer outra cidade do mundo saber sobre a situação financeira de nossa empresa naquele momento e com acesso a intranet, através de um código secreto, ver como andam as vendas no seu departamento comercial.

– Todos possuem Smartphones ou Tablet’s, dos quais podem acessar seus e-mails, checar suas contas-corrente (da empresa) e enviar mensagens contendo determinações gerenciais. Podem ainda agendar seus compromissos e fazer mini vídeo conferência com alguns gestores para falar sobre as suas últimas idéias, estratégias ou decisões.

O problema está em organizar essas informações para que ajudem no processo de decisão gerencial. Portanto os gestores devem dar mais atenção a esse item de primeira necessidade nas empresas e entenderem que o processo de obtenção de informações parte do interesse deles mesmos.

Sobre o autor

Wagner Andrade

Wagner Andrade

Bel em Direito, especialista em gestão de marketing e organizacional, palestrante, consultor empresarial, professor Universitário, diretor presidente da W. Andrade Treinamento e Assessoria e da Empreendedor Web Rádio, apresentador do Programa Empreendedor de Sucesso.

Assine a nossa Newletter

Junte-se aos nossos leitores inteligentes e receba conteúdo semanal. E o melhor é Grátis!

Confirme a sua inscrição no seu e-mail. Obrigado!