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Futebol 3.0 – A Tecnologia Mudando o Jogo

Bruno Castro
Escrito por Bruno Castro

A escola THE 360 promoveu o curso Futebol 3.0 na Arena Corinthians. O evento centrou-se nos pilares de tecnologia, tendências e novas receitas.

No dia (15) tive a oportunidade de ser convidado pela escola THE 360 para o evento “Futebol 3.0”.

A escola THE 360 foi fundada em agosto de 2013 e com apenas dois anos de atuação no mercado de educação vem se mostrando uma escola promissora.

A escola promove cursos e palestras sobre temas atuais no cenário futebolístico.

A ideia dos eventos organizados pela escola é provocar, refletir, estimular e convidar o público a vivencia de um conteúdo holístico de 360°.

O evento Futebol 3.0 visou fomentar o desenvolvimento da modalidade futebolística no Brasil, através da apresentação e do debate sobre os recursos e soluções mais aclamados nos principais centros de futebol do mundo.

O evento apoiou-se nos pilares de tecnologia, tendências e novas receitas e contou com participações de profissionais como Alessandro Gonçalves (Superintendente T.I do Corinthians), Luiz Fernando Silva (Big Data Corinthians), André Fornaziero (Fisioterapia – Atlético PR) Thiago de Rose (Planning Manager da Arena Corinthians), Leonardo Souza Baldo (Scout – Corinthians), Bruno Pivetti (Periodização tática – Atlético PR), Fernando Closs (TacticaPad), Flavio de Fracesco (Wyscout), Glauco Diogenes (Super Nova Design) e Vinicius Azevedo (Manager Brand Corinthians – Sócio Torcedor).

O evento propôs que as pessoas envolvidas no cenário futebolístico começassem a enxergar os clubes como empresas e mostrar que os clubes também estão inseridos em um ambiente corporativo e devem se adaptar ao mercado atendendo as expectativas de seu público.

Assim como existe o marketing e a economia 1.0, 2.0 e 3.0 no mundo corporativo, no futebol não pode ser diferente, os clubes devem se voltar para os consumidores, customizando e ofertando seus produtos e serviços de forma única, utilizando todos os recursos tecnológicos disponíveis.

As pessoas mudam, os valores mudam, mas será que os clubes estão acompanhando essas novas transformações?

Vivemos na era da tecnologia e da informação.

As pessoas estão conectadas 24×7 e a quantidade de informações que as pessoas deixam registradas no ambiente online são enormes, por isso a importâncias das empresas (e dos clubes) de abraçarem as ferramentas de gerenciamentos de grande quantidade de dados e transformar esses dados em informações.

Cada vez mais as empresas, como os clubes de futebol, devem buscar recursos e soluções para este novo cenário, pois é através das análises de informações que as empresas conseguirão obter insights, detectar tendências e consequentemente enxergar novas oportunidades de negócios para gerar receitas.

O evento “Futebol 3.0” justamente centrou-se nesses novos recursos e soluções para aperfeiçoar e otimizar a gestão dos clubes de futebol.

Alguns clubes brasileiros já abraçaram esses novos recursos tecnológicos, um deles é o Sport Club Corinthians.

O Sport Clube Corinthians esta engatinhando na área de inteligência em relação aos clubes europeus como o Arsenal e o Chelsea, mas podemos dizer que o Corinthians é o pioneiro no cenário brasileiro nesta área, tanto que possui o CIFUT (Centro Inteligência de Futebol).

O centro de inteligência de Futebol do Sport Club Corinthians centra-se em obter diversas fontes de dados tanto da equipe, dos adversários e de reforços, ou seja, é conduzido toda uma análise, tanto do ambiente interno quanto do ambiente externo do clube.

A partir de diversas fontes de dados, a CIFUT tem como objetivo gerar informações tanto tática/técnica quanto administrativa para auxiliar no processo da tomada de decisão da comissão técnica e da diretoria, além de ampliar e aperfeiçoar o fluxo de informação entre todos os departamentos, inclusive o departamento de atletas.

A intenção inicial do Corinthians é melhorar a análise do próprio time, ampliar visão sobre os adversários e minimizar erros com reforços.

Para isso o Corinthians trabalha com três sistemas, um próprio, o Wyscout e o SportCode.

Em falar em inteligência de contratação de reforços, tem um filme baseado em fatos reais que retrata muito bem o  assunto deste artigo.

O filme é “O Homem que Mudou o Jogo” dirigido por Bennett Miller e protagonizado por Brad Pitt. O filme mostra como o pequeno time de baseball do Oakland Ahletics desenvolveu um sofisticado programa de estatística e de inteligência para contrações de jogadores. (Recomendo)

O que estou quero dizer é que o craque do jogo se chama informação, e é com ela que os clubes conseguirão atingir seus objetivos com mais eficiência, é com ela que os dirigentes dos clubes conseguirão colocar o maior numero de público nas arenas e é com ela que os clubes conseguirão gerar novas receitas.

Hoje, por exemplo, o maior concorrente de um jogo de futebol são outros entretenimentos, (como games, happy hour, cinemas, teatros etc…), mas se dentro das arenas tivesse todas essa opções de entretenimentos além do jogo de futebol? As pessoas mudam, os valores mudam e os clubes tem que acompanhar essas mudanças, e é através de uma análise de comportamento e da obtenção de informações que os dirigentes dos clubes conseguirão fazer isso.

De fato, a informação é tudo.

Até mesmo pra você que pretende ingressar no meio futebolístico precisa de informações, mas isso a escola THE 360 e o Marketing com Café pode lhe oferecer.

Além do evento Futebol 3.0 a escola THE 360 promove outros cursos como:

– Futebol e Mídia com Paulo Roberto Falcão

– Business Futebol Clube

– Web TV

– Soccer

– Reportagem Impressa

– Master em marketing com ênfase no futebol

– No ar – Gestão e prática de rádio

– Tática Total – Análises, estratégias e conceitos táticos

– Scout

Tem interesse de se aprofundar no meio futebolístico e fazer um rico networking?

Então registre o seu interesse em um dos cursos da THE 360, respondendo nosso formulário.

Crédito das fotos: THE 360.

Sobre o autor

Bruno Castro

Bruno Castro

Bruno Castro, 21 anos, natural de São Paulo.
Técnico em administração de empresas e contato publicitário.
Acadêmico na área de marketing na Universidade Anhembi Morumbi.
Cursos de extensão na Laureate International Universities, Universidade de São Paulo (USP), Senai e Associação Brasileira de Pesquisadores de Mercado Opinião e Mídia.

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