Marketing

Filme que todo profissional de marketing deve assistir

Bruno Castro
Escrito por Bruno Castro

O filme “Amor por contrato” dirigido por Derrick Borte, retrata como determinado grupo de referência tem o poder de influenciar pensamentos, sentimentos e o comportamento do consumidor.

Você é um profissional ou estudante de administração de empresas, marketing ou publicidade e propaganda? Então assista ao filme “Amor por Contrato” dirigido por Derrick Borte.

O filme retrata como determinado grupo de referência tem o poder de influenciar pensamentos, sentimentos e o comportamento do consumidor.

Diariamente somos bombardeados por inúmeras propagandas, para qualquer lugar que olhamos tem uma propaganda tentando nos persuadir a algo. Porém, não conseguimos filtrar todas as informações, selecionamos e retemos apenas aquelas que nos interessam ou que reforçam nossas atitudes e crenças, ou seja, na grande maioria das vezes as propagandas passam despercebidas, não atingindo assim os objetivos dos anunciantes.

Sabendo disso, algumas empresas aderiram à prática do marketing oculto. As propagandas do marketing oculto são silenciosas, elas não berram pra serem vistas, normalmente “falam” baixinho ao seu ouvido, é poderosa, conquistadora e quando menos espera te estimula e influencia a ter certos pensamentos, sentimentos ou comportamentos.

O marketing oculto tem um apelo mais humano para promover um produto ou serviço. As pessoas tem a tendência de confiar mais nas pessoas do que em uma propaganda com imagens e cenas forçadas.

O último caso de marketing oculto, que alias ganhou muita repercussão no mundo inteiro, foi a selfie de Ellen DeGeneres com outras celebridades durante a cerimônia do Oscar 2014. A selfie das celebridades foi muito mais planejada do que podemos imaginar. A ação fez parte de uma estratégia de marketing da marca Samsung, que incluía a aparição do novo celular.

Ellen DeGeneres não mencionou o novo celular da Samsung em seu post no twitter, porem o modelo do celular ficou tão visível na transmissão televisiva que os telespectadores conseguiram identificar rapidamente.

Sinopse do Filme

Uma família aparentemente perfeita se muda para uma cidade nos Estados Unidos e chamam bastante atenção – principalmente dos vizinhos – pelo estilo de vida que levam. Tanto Steve (David Duchovny) e sua esposa Kate (Demi Moore) quanto seus filhos Mick (Ben Hollingsworth) e Jenn (Amber Heard) são bonitos, populares e confiantes. O fato é que eles não são uma família de verdade, e sim funcionários de uma empresa de marketing chamada “LifeImage”. A família é a mais nova estratégia de marketing da empresa. Eles foram contratados para alavancar as vendas de produtos luxuosos no mercado, mais do que vender produtos, os Jones tem que vender um estilo de vida. Tudo ocorre como planejado até que Steve se apaixona por Kate.

Sobre o autor

Bruno Castro

Bruno Castro

Bruno Castro, 21 anos, natural de São Paulo.
Técnico em administração de empresas e contato publicitário.
Acadêmico na área de marketing na Universidade Anhembi Morumbi.
Cursos de extensão na Laureate International Universities, Universidade de São Paulo (USP), Senai e Associação Brasileira de Pesquisadores de Mercado Opinião e Mídia.

Assine a nossa Newletter

Junte-se aos nossos leitores inteligentes e receba conteúdo semanal. E o melhor é Grátis!

Confirme a sua inscrição no seu e-mail. Obrigado!