Marketing Digital Tecnologia

Equipamentos essenciais para evitar problemas com a rede wireless

Escrito por Marcela Barbosa

Poucas coisas irritam tanto quanto uma conexão de Internet lenta e/ou instável. E, por incrível que pareça, às vezes o problema não é com sua provedora, mas sim com os equipamentos da rede sem fio. Se você está penando para navegar na web, seja no trabalho ou em casa, precisa conferir essas dicas de hardwares que podem tornar a sua conexão muito mais rápida e finalmente acabar com o seu sofrimento!

3 equipamentos para melhorar sua rede wireless

1- Modens e roteadores mais potentes

Para começar a solucionar o problema, o primeiro passo é se certificar de que o modem e o roteador de sinal (ou no caso de aparelhos híbridos, os modelos mais populares atualmente) possuem capacidade adequada para a demanda de sinal que você ou sua empresa têm.

Ou seja, tenha certeza de que o equipamento suporta a velocidade de conexão que você contratou junto à sua provedora de Internet e, além disso, de que a potência do sinal produzido é satisfatória. No caso de ambientes muito amplos ou, ainda, de redes wireless conectadas a vários dispositivos, contar com equipamentos de ponta e voltados especificamente para empresas pode resolver a situação.

2- Repetidor de sinal Wi-Fi

Se mesmo ao substituir o equipamento a sua conexão continuar muito lenta, o problema pode ser ambiental e não no hardware. Isso quer dizer que você ou sua empresa terão que se mudar para, finalmente, conseguir uma boa velocidade de navegação na Internet? Felizmente, não.

No caso de locais com muitos obstáculos (paredes), grandes distâncias entre o roteador e as máquinas conectadas e também quando há muitos dispositivos ligados à rede, uma boa saída é optar por um repetidor wireless de sinal.

Esse equipamento tem a capacidade de repetir o sinal do roteador, aumentando assim o campo de cobertura da rede wireless e proporcionando uma conexão mais veloz e estável.

3- Antenas

Por fim, outra mudança bastante simples que pode melhorar consideravelmente a velocidade da sua Internet é substituir a antena do roteador. Juntamente com outras ações (como atualizar os firmwares e drives), essa modificação no aparelho consegue incrementar a performance dele.

Isso ocorre porque, muitas vezes, as antenas originais não possuem uma potência considerável e, por isso, não alcançam todos os cantos do ambiente ou, ainda, transmitir a velocidade da conexão em seu máximo. Se você já tentou substituir o roteador de local e inclusive trocá-lo por modelos mais avançados e, ainda assim, o  problema persistiu, então trocar a antena (ou ainda adicionar outra, se o aparelho suportar isso) pode ser a solução.

O importante é ficar atendo ao número de dBi. É ele que indica a potência do sinal. Mas vale ressaltar que quanto maior o dBi, mais “reto” e direcionado é o sinal, o que pode ser um problema em áreas com mais de um pavimento.

Pronto! Com essas dicas práticas e eficientes você já conseguirá evitar problemas com a sua rede wireless e, além disso, fazer com que ela possua uma performance muito melhor. Chega de sofrer com aquela conexão lenta!

Sobre o autor

Marcela Barbosa

Assine a nossa Newletter

Junte-se aos nossos leitores inteligentes e receba conteúdo semanal. E o melhor é Grátis!

Confirme a sua inscrição no seu e-mail. Obrigado!