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E-commerce: O momento de escolha

Mateus Barboza
Escrito por Mateus Barboza

Atualmente, o e-commerce é uma oportunidade para influenciar a escolha do cliente 24 horas por dia. Durante um dia tomamos diversas pequenas, quase imperceptíveis, decisões que nos impulsionam a comprar. E atualmente os dispositivos móveis são responsáveis por quase a metade de tais momentos de escolha. Se sua marca está próxima de um cliente neste momento, as chances são de que as estimativas inclinem ao seu favor.

Quantas vezes nos últimos meses, enquanto estava diante de diversos produtos similares em uma loja, você ligou o seu celular em busca de resposta para uma pergunta: “Qual marca deveria escolher?”. Você costuma dedicar algum tempo em busca de informações sobre o produto que deseja comprar, mas hesita em adquirir? Provavelmente você faz isso constantemente, como a maioria dos consumidores, aproximando-se da compra clique por clique. Um em cada quatro consumidores (de acordo com a pesquisa do Google Consumer) pode mudar de ideia enquanto espera na fila do caixa, simplesmente por ter lido algo sobre a marca ou o produto na Internet.

O ciclo de compras mudou drasticamente apenas nos dois últimos anos. Os consumidores buscam, comparam e escolhem os bens em horários diferentes e em lugares diferentes, em casa, no trânsito, no trabalho. Ao invés de atribuir as conversões ao último canal de marketing sozinho, você prefere analisar o papel de cada canal durante todo o resultado da jornada de cliques. Os dispositivos móveis tornaram-se obrigatórios em grande parte de uma cadeia de tomada de decisão do consumidor.

As marcas de e-commerce estão nos dispositivos móveis com seus aplicativos e isso permite que elas influenciam um consumidor no momento de escolha. Se conseguir que o consumidor instale seu aplicativo móvel: Bingo! Você está quase lá. Na verdade, mesmo que sua empresa se destaque pelos extraordinários serviços aos consumidores, o usuário nem sempre perderá tempo inserindo um link direto em um navegador do dispositivo móvel. Mas se seu aplicativo tem uma interface simples e agradável que permita resolver rapidamente a tarefa do consumidor, considere-se o vencedor em uma disputa de marcas. Se você representa um projeto de conteúdo, sua chave para o sucesso é o design ágil.

Mobile smart phone with bunch of credit card on a screen. Electronic payments concept image. Isolated on white. Map from: http://www.lib.utexas.edu/maps/world.html

Mobile smart phone with bunch of credit card on a screen. Electronic payments concept image. Isolated on white. Map from: http://www.lib.utexas.edu/maps/world.html – Depositphotos

Para que os consumidores instalem e usem seu aplicativo, ele deve possuir um valor compreensível para solucionar um importante problema para o usuário. Por exemplo, como no banco de imagens de fotografia Depositphotos, um aplicativo permite visualizar e comprar conteúdo em um dispositivo móvel. Assim, um designer pode preparar uma coleção de imagens necessárias para o seguinte projeto em qualquer lugar, sem perder tempo com a seleção de fotos e vetores exclusivamente no local de trabalho. A possibilidade de buscar arquivos com um gesto deslizante mesmo na execução e um sistema de pagamento simples tornam o aplicativo uma solução confortável para obter rapidamente o conteúdo visual necessário para trabalho. O resultado é mais de 50 mil instalações em 6 meses de existência. Para que seu aplicativo tenha o mesmo sucesso ou mais sucesso, você precisa encontrar o problema que seus clientes estão enfrentando e resolvê-lo de forma eficiente.

Não importa se você está em um grande projeto de e-commerce ou em um pequeno negócio com a intenção de que a decisão de compra esteja a seu favor, você deve levar em consideração a forma que seus clientes podem interagir com você usando seus smartphones. É importante entender que apenas criar um aplicativo móvel ou um design ágil não é suficiente para o aplicativo se tornar um canal de compra importante ou começar a desempenhar um papel importante na tomada de decisão de compra. Para transformar a interação com uma marca de dispositivos móveis em dinheiro de verdade, primeiro é necessário realizar diversas etapas:

  1. Entenda quando é que a decisão de compra de seu cliente é formada e em que momento ele ou ela recorre ao seu dispositivo móvel. Converse com seu público-alvo: O que os ajuda a tomar decisões a favor de uma determinada marca?
  2. Esteja próximo ao seu comprador no momento de tomada de decisão. Não apareça apenas no dispositivo móvel – mecanismos de busca, redes sociais, publicidade contextual – seu cliente precisa ter a sensação de que você está em todos os lugares.
  3. Responda perguntas importantes para seu negócio. Qual o principal estímulo de compra? Preço, serviços aos consumidores, serviços adicionais? Dê ao seu público as mensagens que destacarão você em relação seus concorrentes exatamente no momento da tomada de decisão.
  4. Analise sequências de multicanal – qual caminho uma pessoa percorre exatamente até sua compra e em que posição o dispositivo móvel está? Não é suficiente apenas obter tráfego dos dispositivos móveis; é necessário medí-lo para poder gerenciá-lo depois.
  5. Facilite o processo de pagamento através dos dispositivos móveis. Quanto menos cliques tiver entre seu anúncio, vídeo no YouTube ou um post em uma rede social e um carrinho de compras, há mais chances de que o comprador aperte o botão “comprar”.

Ao construir seu mix de marketing, lembre-se de que as pessoas recorrem cada vez mais ao aparelho celular para obter dicas sobre um grande negócio. Momentos de tomar pequenas decisões que movem um consumidor através do funil de marketing são muito importantes para a marca e para o consumidor. Pergunte a si mesmo, seu negócio está a apenas um clique de distância ou não?

Sobre o autor

Mateus Barboza

Mateus Barboza

Administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

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