Gestão

Dicas práticas para melhorar o ambiente de trabalho da sua empresa

Redação
Escrito por Redação

A produtividade e o desempenho estão intimamente associados às condições de trabalho. Por isso, um bom gestor e líder têm consciência da sua responsabilidade em proporcionar um ambiente de trabalho prazeroso e propício para os colaboradores darem o seu melhor.

Para isso, levar em conta tanto o conforto físico quanto o mental dos colaboradores é indispensável. Para te ajudar, separamos várias dicas práticas de como melhorar o ambiente da sua empresa, a partir de hoje mesmo, deixando-o mais confortável. Confira!

Conforto físico

Conforto físico é a primeira das necessidades para que se possa trabalhar bem. Veja algumas ideias práticas para melhorar nesse ponto:

Espaço​ ​para​ ​refeições:​ muitos colaboradores levam comida de casa, seja para economizar, para manter a dieta etc. Reservar um espaço específico para isso, com um micro-ondas, por exemplo, viabiliza maior conforto na hora da refeição.

Cantinho​ ​do​ ​descanso:​ peca-se em achar que resultado é significado de trabalho incessante. A mente precisa de um break, uma pausa para descanso. Assim, ter um canto para essa pausa pode ser ótimo. E não é preciso muito: alguns pufes e almofadas já são o suficiente!

Cadeiras,​ ​mesas​ ​e​ ​refrigeração:​ ​não é raro ver CEOs e gestores com confortabilíssimas cadeiras enquanto os demais colaboradores passam diariamente desconforto e aperto com cadeiras fracas e mesas pequenas.

Por isso, avalie a estrutura física da empresa. As mesas e cadeiras são confortáveis? O ar-condicionado split está em bom funcionamento para uso? A temperatura do ambiente está adequada? A equipe tem enfrentado algum problema específico com relação ao espaço físico?

Alimentação:​ ​uma atitude bacana é, mesmo que a empresa dê vale-refeição, manter alguns alimentos disponíveis aos funcionários para os lanches em meio ao turno. Frutas, por exemplo, já são suficientes. Uma medida simples que pode fazer o ambiente de trabalho muito mais familiar e diminuir a preocupação dos funcionários com a alimentação.

Conforto mental

De nada adianta um ambiente bem-estruturado fisicamente, se os colaboradores não possuem um líder que lhes dê respaldo emocional, além de direcionamento para o trabalho. Por isso, você precisa adotar essas dicas.

Seja​ ​um​ ​líder​ ​acessível​ ​e​ ​humanize​ ​as​ ​relações:​ isso não significa fazer amizade íntima, mas deixar claro, em atitudes e ações, que você está aberto para conversas e pedidos de ajuda, e que se importa. Você pode fazer isso, por exemplo, providenciando um remédio a algum colaborador com dor de cabeça ou simplesmente pedindo a opinião de alguém sobre algo.

Reconheça​ ​e​ ​recompense​ ​bons​ ​colaboradores:​ valorize os talentos e os empenhos dentro da sua empresa. Faça isso através de elogios genuínos e, também, de gratificações: pode ser um presente, uma bonificação salarial, enfim… O importante é que diga: “obrigado pelo seu empenho, você é muito importante”!

Organize​ ​eventos​ ​sociais:​ eventos não relacionados a trabalho, como um happy hour ou um almoço, são ótimos para que a equipe socialize e se una. Além disso, nesses momentos, a hierarquia pode ser deixada de lado, trazendo mais humanidade para as relações.

Pronto! Aplicando essas dicas, ainda que as mais simples, você verá que com pequenas atitudes é possível fazer significativa diferença na forma de se relacionar, trabalhar e produzir da sua equipe

Sobre o autor

Redação

Redação

Blog voltado para estudantes e profissionais do marketing, design, publicidade e entre outras áreas criativas, levando conteúdo de forma simples.

Assine a nossa Newletter

Junte-se aos nossos leitores inteligentes e receba conteúdo semanal. E o melhor é Grátis!

Confirme a sua inscrição no seu e-mail. Obrigado!