Marketing

Dicas matadoras para transformar visitantes em compradores

Mateus Barboza
Escrito por Mateus Barboza

A taxa de conversão é um dos principais fatores utilizados para indicar o desempenho em sites com finalidade e-commerce. É através dela que nós conseguimos mencionar alguns dos números que estarão sempre relacionados com as vendas do comércio num geral. Segundo uma pesquisa realizada pela Experian Hitwise, a taxa de conversão é de apenas 1,65% no Brasil.

Tal número revela um dado alarmante para esse setor. Para especialistas na área, a grande dificuldade e desafio é conseguir transformar os visitantes em compradores em potencial. Para isso, alguns números te orientam a entender tal processo. Sabe-se que 84% das pessoas que compram online avaliam uma página na mídia social antes de comprar, efetivamente. Ou seja, para conseguir sucesso nesses casos, é necessário estar presente nas mídias.

Como melhorar as taxas de conversão – transforme visitantes em compradores

Para que você consiga aumentar tais taxas e índices, é necessário fazer algumas mudanças e alterações que trarão bons resultados futuramente, desse modo, fizemos numa lista com algumas dicas especiais, veja:

– Faça e deixe disponível para seu cliente alguns vídeos sobre os produtos que comercializa. Isso fará aumentar suas vendas em até 144%.

– Quando for desenvolver o layout do site, pense em algo simples e funcional. Certifique-se que os botões estão fáceis de serem entendidos, principalmente os botões de Adicionar ao Carrinho e o de Checkout.

– Quando pensar no e-commerce, torne-o acessível a pessoas que possuem deficiência visual, auditiva e motora para que elas também consigam fazer parte dessa inclusão digital, além de indicar a sua marca para terceiros.

– Seja sempre honesto. Se um produto seu estiver esgotado, avise o seu consumidor. Lembre-se sempre de deixar um botão “Avise-me quando este produto chegar”.

– Conquiste a confiança do seu cliente. Para isso, sempre demonstre depoimentos, recomendações e declarações que você possui na sua página ou no seu site. Tenha um número de SAC e uma política de privacidade, além de mostrar que o pagamento da sua loja é 100% seguro. Tenha um atendimento de compras perfeito, não deixando o cliente esperar.

– Ofereça as mais variadas formas e plataformas de pagamento: boleto, cartão de crédito (das mais diversas bandeiras) e cartão de débito. Isso deixa o seu cliente confortável para comprar o produto necessário.

– Mantenha o seu cliente atualizado. Por exemplo, quando o produto for postado pelo correio, imediatamente, disponibilize um código de rastreio para que ele consiga acompanhar o passo a passo dessa mercadoria.

Essas são algumas das principais dicas para que você consiga um processo de conversão melhor, mais estável. Contudo, é necessário sempre acompanhar o caminho da compra para ver onde foi que ele desistiu de comprar e tentar entender o motivo pelo qual ele desistiu. Para conseguir esse mapeamento, você pode utilizar ferramentas online, como o Google Analytics, Crazy Egg, Olark e Click Tale.

Não é necessário que você espere que o problema apareça para que alguma decisão tenha que ser tomada. É necessário tomar atitude de forma imediata, corrigir os erros e dar preferência ao usuário. Sempre.

Sobre o autor

Mateus Barboza

Mateus Barboza

Administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

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