Design

Dicas de como Construir seu Portfólio Online de um jeito fácil

Redação
Escrito por Redação
Não sabe por onde começar a criar seu portfólio? Então vamos te ajudar a criá-lo!

Se você está iniciando na área, é normal se questionar como fazer o portfólio ideal e por onde começar.

Nas áreas de design, fotografia, publicidade, artes e afins, é essencial ter um portfólio online para divulgar seus trabalhos, para assim ter uma maior visibilidade entre os profissionais do ramo e, também, para conseguir novos clientes.  Um portfólio bem feito por ser o canal perfeito para ser descoberto e conquistar cada vez mais trabalhos.

Mas vem a dúvida… Por onde começo, qual plataforma posso usar?

Existem algumas plataformas muito boas como o Behance, Flickr e Dribbble. Mas pra quem está iniciando, o Wix é uma boa pedida, pois tem mais possibilidades de personalizações e estrutura, além de ser grátis, ótimo também pra quem não tem verba para gastar com hospedagem própria.

O Wix tem diversos templates para você começar a criar, mas é possível partir do zero também. Fica à sua escolha/preferência. Veja alguns portfólios bem legais criados no Wix.

 

Quais os pontos importantes que não podem faltar no portfólio online?

Para montar um bom portfólio é importante pensar em diversos tópicos – como apresentar as imagens, como usar as palavras, quais trabalhos expor, entre outros. Tendo isso em mente, fiz uma lista com 5 dicas preciosas para uma melhor qualidade e que podem fazer a diferença.


Dica 1 – Imagens atrativas é o ponto-chave


Na nossa área, o ponto-chave é a imagem. O leitor já entra no portfólio em busca de imagens de seus trabalhos que despertem o interesse dele. Então capriche logo na página inicial. Coloque imagens de seus melhores trabalhos, de preferencia em tamanho médio/grande. Se puder, na página específica dedicada a cada trabalho, coloque imagens de diversos ângulos e detalhes, valorizando a arte.


Dica 2 – Organize por Categorias


É importante ser organizado para o leitor se achar facilmente em seu portfólio, ao invés de ficar vagando sem ver o que realmente quer. Então organize seus trabalhos em categorias ou tags. Por exemplo, se alguém estiver procurando somente trabalhos de branding, tudo vai ficar conectado e de mais fácil acesso para outros trabalhos da mesma categoria.


Dica 3 – Saiba qual trabalho selecionar para expor


Sei que pode ser tentador querer colocar todos seus trabalhos já feitos, mas minha dica é simples: coloque trabalhos que represente o que você sabe fazer bem, e o que você quer fazer para seus futuros clientes. Quer criar ilustrações? Então coloque boas ilustrações suas já feitas.


Dica 4 – Apresente-se


As vezes, a pessoa que está do outro lado da tela, analisando seu portfólio, pode ser alguém que tem a intenção de te contratar. Reserve um espaço para se apresentar, falar um pouco sobre você, sua inspirações, seu trabalho. Não precisa contar a história da sua vida, apenas o suficiente para despertar a curiosidade sobre você e seu trabalho.


Dica 5 – Tenha um domínio


Se possível, tenha um domínio (.com ou .com.br), isso passa mais credibilidade ao usuário que está acessando seu portfólio. Na plataforma do Wix é possível fazer isso, comprar somente o domínio, mas essa opção é paga.

Por: Agata Yamashiro, Des1gn’ON

Sobre o autor

Redação

Redação

Blog voltado para estudantes e profissionais do marketing, design, publicidade e entre outras áreas criativas, levando conteúdo de forma simples.

Assine a nossa Newletter

Junte-se aos nossos leitores inteligentes e receba conteúdo semanal. E o melhor é Grátis!

Confirme a sua inscrição no seu e-mail. Obrigado!