Design

Designer cria fonte de caracteres que facilita a leitura para disléxicos

Redação
Escrito por Redação

A dislexia é um distúrbio resultante de uma formação diferenciada do encéfalo, que afeta a capacidade ler e escrever.

Determinado a auxiliar pessoas que, assim como ele, têm o distúrbio, o designer alemão Christian Boer, dono do estúdio de criação Studiostudio, resolveu criar um tipo de fonte específica, chamada “Dislexie”, que auxilia na leitura.

As letras foram desenhadas, especialmente, para evitar que as letras se “movam” com muita frequência. “Pessoas com dislexia inconscientemente trocam, rodam e espelham letras em suas mentes. Letras tradicionais tornam esse problema ainda pior, pois são baseadas em outros designs mais antigos. Isso cria ‘letras-gêmeas’ para pessoas com dislexia”, explicou Boer.

A fonte “Dislexie” prioriza a diferenciação entre letras parecidas, como “b” e “d”, que possuem inclinação para o lado e formatos iguais.

Além disso, a fonte de Boer adota o conceito de design funcional, com letras todas afinadas em cima. A técnica, segundo o designer, é “capaz de fazer a pessoa disléxica não rodar as letras”.

Atualmente adotada por várias empresas, a Dyslexie pode ser instalada através do site http://www.dyslexiefont.com/

Veja vídeo com detalhes sobre a criação de Christian Boer:

Fonte: O Povo

Sobre o autor

Redação

Redação

Blog voltado para estudantes e profissionais do marketing, design, publicidade e entre outras áreas criativas, levando conteúdo de forma simples.

Assine a nossa Newletter

Junte-se aos nossos leitores inteligentes e receba conteúdo semanal. E o melhor é Grátis!

Confirme a sua inscrição no seu e-mail. Obrigado!