Design

Corel Draw ou Illustrator: afinal, qual o melhor?

corel draw vs adobe illustrator
Fernanda Ferreira
Escrito por Fernanda Ferreira

O embate para decidir qual o melhor, Corel Draw ou Illustrator, já dura anos e traz uma rivalidade quase tão grande quanto Apple x Microsoft, Brasil x Argentina, Biscoito x Bolacha. Claro que ambos os softwares apresentam pontos negativos e positivos, por isso é difícil afirmar categoricamente qual o melhor.

Se você está na dúvida sobre qual editor gráfico usar, confira abaixo as vantagens e desvantagens de cada um e escolha entre Corel ou Illustrator.

Corel: simplicidade e facilidade

Ainda hoje o Corel Draw é o software de edição gráfica mais utilizado no Brasil sendo muito popular com os profissionais mais experientes. Esse fato tem ligação com sua presença mais longeva no mercado e, por consequência, sua utilização pela maioria das gráficas. Além disso, com uma interface mais simples e amigável para iniciantes, o Corel é usualmente o primeiro contato do profissional iniciante com esse tipo de programa.

E são justamente a facilidade, a simplicidade e o visual mais intuitivo das ferramentas e atalhos que compõem os principais pontos positivos do Corel Draw. Com poucos comandos e usando algumas ferramentas – por vezes até mesmo só uma – é possível produzir com agilidade e eficiência.

Essa simplicidade também é presente nas exigências de hardware do programa, que pode rodar em computadores mais modestos. Por fim, o Corel tem ferramentas que são muito úteis para quem trabalha com grandes projetos gráficos de várias páginas e/ou com tamanhos extensos – baners, por exemplo.

No entanto, ele não é perfeito. Essa simplicidade às vezes se torna falta de recursos, especialmente quando se pretende trabalhar com ilustrações e layouts voltados para a web. Nessas horas, falta acabamento e funcionalidades mais completos para as ferramentas do Corel.  Além disso, mesmo sendo um software leve, ele trava bastante, atrapalhando a vida de profissionais sem tempo a perder – e ainda mais daqueles que não costumam ativar a função de criar cópias de segurança.

Illustrator: recursos artísticos e estabilidade

Já o Illustrator, aparenta ir por um caminho diferente: para usuários iniciantes, ele não tem uma interface tão amigável e simplificada assim – pelo menos para quem não utiliza outros softwares da família Adobe. Isso pode dificultar o seu aprendizado e utilização no primeiro momento.

No entanto, seus painéis móveis (como no Photoshop) trazem formas de personalização da interface e suas ferramentas e recursos têm características mais artísticas e performance mais detalhada. Não é à toa que dominar esse programa é hoje quase pré-requisito para se trabalhar em agências de publicidade.

Tais recursos visuais – como edição 3D e efeitos gradiente, transparência e sombra de ótima qualidade – juntamente com sua estabilidade tornam o Illustrator um programa que vem ganhando muita popularidade. O lado ruim é que ele deixa a desejar para grandes projetos gráficos (não conta com imposição de imagens, por exemplo) e demanda um computador mais potente para poder rodar com performance de ponta.

Corel Draw ou Illustrator: afinal, qual o melhor?

Como você já deve ter imaginado, a resposta mais apropriada para essa pergunta é: “depende”. Porque, realmente, optar por Corel Draw ou Illustrator tem ligação direta com o tipo de trabalho que você realiza.

O Corel é mais simples e, em certos aspectos mais limitado, porém é mais fácil de ser usado e tem recursos e configurações gráficas mais abrangentes. Justamente por isso, de forma geral, é mais indicado para quem lida frequentemente com produções gráficas simples mas de grande escala, até mais “burocráticas”: material de escritório, formulários, layout de páginas, blocos etc.

O Illustrator, por sua vez, tem um viés artístico e detalhista – e justamente por isso às vezes é um pouco complicado e difícil de ser utilizado. Seu uso mais indicado está no próprio nome: ilustrar. Quem trabalha com ilustrações e layouts profissionais voltados para a web, que demandam detalhismo, pode contar com o software da Adobe para realizar um bom trabalho.

Mas, claro que escolher por Corel Draw ou Illustrator, mesmo com todas essas indicações, vai depender fundamentalmente de como você trabalha e se sente confortável. Atua com projetos gráficos e adora o Illustrator; ou cria peças e ilustrações riquíssimas com o Corel? Sem problemas. O importante é utilizar a ferramenta com a qual mais se sente seguro e à vontade para obter o melhor resultado.

E você, qual o seu preferido: Corel Draw ou Illustrator? Deixe sua opinião nos comentários!

Sobre o autor

Fernanda Ferreira

Fernanda Ferreira

Assine a nossa Newletter

Junte-se aos nossos leitores inteligentes e receba conteúdo semanal. E o melhor é Grátis!

Confirme a sua inscrição no seu e-mail. Obrigado!