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Conheça o Marketing Reverso e entenda porquê ele é uma tendência atual

Mateus Barboza
Escrito por Mateus Barboza

O Marketing Reverso é realizado quando o foco é voltado em trazer o cliente para empresa, e não em levar a empresa até o cliente. Diferente das maneiras tradicionais, o objetivo é fazer com que o público alvo vá em direção aos produtos que uma determinada companhia comercializa através de uma mensagem diferente e pouco usual.

Na maioria das vezes essa mensagem reforça que você não precisa do produto, o que nesse exato momento pode parecer um pouco absurdo, mas adiante fará todo sentido.

Atualmente, esse modelo está se tornando uma verdadeira tendência para algumas indústrias, criando resultados extraordinários e que estão se tornando grandes cases de sucesso.

Para saber mais sobre o assunto, recomendamos que você faça a leitura deste artigo até o final! Você não vai se arrepender!

Pronto para continuar? Vamos em frente!

Você não quer mais ser interrompido!

Você gosta de comerciais? Anúncios? Carro de som? E de um panfleteiro? Bem, se você é como a maioria das pessoas, certamente a resposta é não.

Nós não aguentamos mais ser interrompidos a todo momento com mensagens agressivas.

Em todos os instantes alguma nova mensagem chega no nosso celular, um novo comercial aparece na televisão, um novo pop-up abre no seu computador, um novo produto é anunciado no carro de som, e para completar, ao término de sua música preferida você escuta novos anúncios sobre determinado produto.

E advinhe? Ele é supostamente “fantástico”, e é a melhor coisa que você já viu!

Na hora do seu almoço você sai para comer alguma coisa e como se não bastasse tudo isso, você ainda se depara com uma grande quantidade de panfleteiros que estão entregando as novas novidades do seu bairro.

Com muito esforço você pega um desses panfletos e segue até a próxima lata de lixo para jogá-lo fora. Afinal, você não aguenta mais ser interrompido com esse tipo de informação, não é verdade?

Mesmo que tudo isso pareça um pouco exagerado, tenha certeza de que você passa por uma situação parecida todos os dias. Você só não percebe.

Repare como muitas dessas coisas nós ignoramos de maneira habitual, ao ponto de que sequer notamos que elas estão lá.

Isso porque não mencionamos placas, outdoors e uma infinidade de outras maneiras de anunciar que existem por aí. Todas elas seguem o mesmo padrão: empresa indo ativamente atrás do seu cliente, mostrando como o seu produto é o melhor e o mais avançado de todos.

Todo mundo quer te vender alguma coisa, e certamente, você está se esforçando para não comprar nada  mesmo que o produto oferecido seja bom, você está cansado demais para ouvir.

Uma nova maneira de apresentar produtos e soluções!

Como você decidiu comprar o seu celular? Você comprou porque viu algum anúncio ou porque pesquisou antes? Você visitou o Youtube? O Google? O Facebook? Pediu auxílio para aquele seu amigo que entende de tecnologia?

Mais uma vez, se você for como a maioria das pessoas, você deve ter certamente respondido sim para uma ou mais dessas perguntas.

Raros são os casos em que uma pessoa compra simplesmente por observar um outdoor bonito e chamativo, ou por um comercial de televisão. O comportamento do cliente mudou por completo, e na atualidade, o foco está na busca do cliente para mais informações.

No Marketing Reverso o foco está em levar a empresa até o comprador, o produto não é anunciado como o melhor de todos e sim como uma excelente adição para sua vida.

Não entendeu? Imagine a empresa Dove. Ela vende sabonetes e uma grande gama de produtos. O seu forte sempre foi o público feminino, mesmo que existam opções para o sexo masculino, os produtos voltado para as mulheres vendem mais.

Se você viu recentemente alguma propaganda dessa companhia, certamente você deve ter observado que o foco não é no produto. O sabonete não vai te deixar mais bonita (no caso dos produtos femininos). Você já é bonita. O sabonete somente vai ajudar você a realçar a sua beleza e fazer com que você se sinta melhor.

Note que você não é bombardeado com informações técnicas, com benefícios e com os supostos diferenciais. Você em contrapartida é pego de surpresa por uma abordagem completamente diferente, onde você “não precisa” do produto efetivamente, mas se puder utilizá-lo, certamente verá benefícios.

O resultado é uma maior receptividade do produto e de tudo aquilo que você tem a dizer sobre ele. A relação é mais próxima, os resultados são maiores e a resistência é diminuída para quase zero.

Obviamente, não estamos falando que o Marketing Tradicional não funciona mais. Ele ainda é efetivo para algumas ocasiões e para alguns produtos.

Quer um exemplo? Aposto que você só assiste um comercial por completo se ele for de uma marca que você gosta ou de um produto que você já tem muito interesse. E isso é verdade, ou mentira?

Para a maioria das pessoas, isso é mais do que verdade!

O novo chama atenção, o velho se torna um incômodo!

Com tantas empresas utilizando a mesma metodologia, e com centenas de interrupções diárias com as mesmas mensagens, rapidamente nos tornamos “mestres” em ignorar mensagens que sejam semelhantes.

Não importa se o produto é do ramo automotivo, ou se ele se trata de um produto de beleza, se o formato for igual, nós automaticamente ignoramos.

O “velho” obviamente quando falamos sobre Marketing  se tornou um incômodo. As pessoas estão em busca de resultados e de opções válidas.

As mesmas mensagens e formatos foram repetidas tantas vezes que há até um ar de desconfiança com o que está sendo oferecido. Ou vai dizer que você nunca se questionou se aquela marca é realmente é “a melhor do Brasil”? Ou que aquele é o produto realmente “mais vendido”?

E sobre os resultados? Será que eles são tão fantásticos mesmo, ou será que há algum tipo de supervalorização no que está sendo dito?

Mesmo que a resposta para todas essas perguntas sejam verdadeiras, somente pela abordagem você já desconfia ou já ignora tudo o que está sendo apresentado.

Quando nos deparamos com o Marketing Reverso, eventualmente nós encontramos uma abordagem menos agressiva, mais racional e mais interessante. Ela é nova. Ela cria curiosidade.

Só por ser diferente ela chama atenção. E é isso que está fazendo com que essa metodologia se torne uma tendência em algumas indústrias. A busca por mais informações em função dessa curiosidade inicial é o que faz com que o cliente vá até a empresa e compre o produto.

Essa busca e interesse próprio é um dos fatores que faz com que essa modalidade esteja se tornando uma tendência atual. Ela se enquadra perfeitamente com o comportamento de compra que as pessoas já estão utilizando.

Essa quebra de padrão é efetiva e em muitos casos, ela é a melhor alternativa para conseguir se sobressair e se posicionar em um mercado que carece de novas abordagens para se reinventar.

Contudo, lembre-se que não basta dizer “não compre o meu produto”. É preciso uma estratégia realista e bem estruturada para que essa metodologia venha a funcionar. Caso contrário, você estará se arriscando a cometer um suicídio comercial.

Esse foi o nosso artigo de hoje sobre o Marketing Reverso! Você conhece outra empresa que utiliza essa metodologia? Escreva nos comentários abaixo a sua experiência! Será fantástico saber o que você pensa a respeito dessa metodologia!

Sobre o autor

Mateus Barboza

Mateus Barboza

Administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

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