Design

Como usar imagens de fundo nos seus designs

Redação
Escrito por Redação

Uma dica para ganhar a atenção do público e criar designs mais interessantes e modernos é usar imagens como plano de fundo. Além de contarem com um forte apelo visual, composições assim são as novas queridinhas das redes sociais, aumentando as chances de serem compartilhadas.

Então deixe a preguiça de lado e se liberte daquela pasta de padrões, vetores e texturas. Com algumas dicas úteis (e simples!) para facilitar a escolha das imagens e a gigantesca biblioteca da ShutterStock à sua disposição, em minutos você estará criando novos designs incríveis. E esse só é o começo! Inspire-se e deixe a criatividade fluir nos seus designs. 


1- Cores Vibrantes e Formas Inusitadas

Uma técnica é escolher imagens que naturalmente já chamam atenção. Cores vibrantes, formatos inusitados e ângulos diferentes chamam a atenção e servem como uma excelente base para um design atraente.


Aproveite algumas das cores da sua imagem na aplicação do texto e adicione este a um bloco, que pode tanto ser sólido ou apresentar uma leve transparência. O bloco em si pode adquirir o formato que você preferir, que melhor se adequar ao conceito do design ou uma forma que gere uma composição ainda mais intrigante. Como um retângulo, quadrado, círculo, hexágono, sombra, vetor, etc.


2- Foco no Título

Outra técnica que permite utilizar imagens como plano de fundo na sua composição é de manter o foco do design no título e no texto, aplicando o desfoque (vida longa ao Gaussian Blur!) na imagem escolhida. Você pode tanto tirar apenas levemente o foco, permitindo o público ainda ver e compreender o significado da imagem, como também pode optar por um desfoque quase total, gerando um fundo bem abstrato.

Para a escolha da foto vale ter algumas dicas em mente. Prefira imagens fáceis de reconhecer e sem tantos detalhes, já que esses ficarão imperceptíveis depois de desfocados e tornarão a imagem mais difícil de entender. Escolha fotografias que apresentem uma mesma iluminação, ou cores similares, assim não tem perigo de algumas letras do texto ficarem ilegíveis por conta do contraste com o fundo.


E por último, vale abusar de filtros! Se sua imagem ainda está muito clara e o contraste com o texto ainda não é suficiente para uma boa leitura, não tenha medo de escurecer a foto. A mesma regra vale para o contrário: se você quer usar cores escuras no texto, pode brincar com filtros que clareiam a fotografia ou aumente o brilho da mesma.  


3- Efeitos do Espaço Negativo

Optar por fotografias criativas que contam com um grande espaço negativo na criação de designs facilita o equilíbrio harmônico entre texto e imagem. Mas nem sempre imagens com um generoso espaço em branco (que não precisa ser branco ou preto necessariamente, pode ser colorido) apresentam um ângulo interessante. Assim, não tenha medo de mover a imagem no design, explorar diferentes ângulos, recortes e formatos.


Também tire proveito da cor do texto na criação de uma composição mais eficaz. Escolha cores que fazem a imagem vibrar, ou até use uma das cores da foto para complementar o design, criando continuidade entre texto e imagem.


4- Buscar Padrões em Imagens

Uma última dica é aproveitar os já manjados  padrões e repetições que são normalmente utilizados em vetores, porém levá-los a um outro nível, encontrando ou criando padrões e texturas a partir de fotografias.

Para criar composições utilizando estampas como plano de fundo, você pode se aproveitar de imagens que já apresentam alguns dos seus elementos sendo repetidos. Caso a repetição aconteça apenas em uma área, baixe a fotografia em alta resolução e redimensione, aproveitando somente a área estampada. Outra forma de atingir esse efeito é você mesmo criar estampas a partir de outras fotografias, como em uma montagem.


Assim como comentamos na primeira técnica para usar imagens de fundo desse post, aqui você também pode optar por cores vibrantes, ser criativo nas diferentes formas para acompanhar o bloco de texto, e criar continuidade entre fotografia e texto por meio da escolha da cor.

Fonte: Shutterstock

Sobre o autor

Redação

Redação

Blog voltado para estudantes e profissionais do marketing, design, publicidade e entre outras áreas criativas, levando conteúdo de forma simples.

Assine a nossa Newletter

Junte-se aos nossos leitores inteligentes e receba conteúdo semanal. E o melhor é Grátis!

Confirme a sua inscrição no seu e-mail. Obrigado!