Marketing Marketing Digital

Como fazer um bom planejamento de marketing digital?

Mateus Barboza
Escrito por Mateus Barboza

Não restam dúvidas: a internet há tempos deixou de ser uma previsão e hoje ela já é uma realidade. A internet cada vez mais está presente no cotidiano das pessoas, inclusive no marketing. Por isso, desprezar o marketing digital é um enorme engano, seja para as pequenas, as médias ou até mesmo as grandes empresas.

No entanto, também é um erro acreditar que o marketing digital deve ser efetuado de qualquer maneira. O ideal é concebê-lo com um planejamento, focando no público-alvo, nas possibilidades interativas das redes sociais, no alcance desejado e mais uma série de pontos e variáveis que devem ser levados em consideração.

Mas afinal, o que é marketing digital?

O marketing, de uma maneira geral, é um termo que há anos faz parte do vocabulário das corporações e dos negócios. Trata-se de um instrumento muito relevante para guiar os empreendedores em seus mais variados ramos de mercado. Além disso, o marketing demonstra ser maleável e consegue se adaptar aos avanços proporcionados pelo mercado e pela tecnologia. O marketing digital, voltado para o meio online, é a prova disso.

Planejamento é a base

O marketing digital, também chamado por alguns de marketing online, não se difere muito do marketing tradicional no que tange aspectos de planejamento. No marketing digital, há sim a necessidade de um plano com metas e estratégias bem definidas antes da execução propriamente dita.

Um bom planejamento de marketing digital inicia com um objetivo. É necessário ter objetivos mensuráveis, tangíveis e que possam ser atingidos.

Além dos objetivos, um bom planejamento deve analisar o cenário, ou seja, ter em mente a realidade da atual economia, compreender as ações dos concorrentes, entre outras análises.

O planejamento de marketing digital também deve conter em sua escala o público-alvo do seu negócio. Entender como o público-alvo do seu negócio atua e se comporta no mundo online é, sem dúvida, um dos grandes alicerces do bom planejamento.

Realizada a parte inicial do planejamento, é necessário entrar na parte da ação. Nessa fase, atualmente os empreendedores contam com várias ferramentas que auxiliam na realização do marketing digital.

Após o planejamento, será possível ver quais os canais serão mais adequados para a sua ação. Nesse caso poderão ser redes socais como Facebook e Twitter, bem como blogs, vídeos e outros meios multimídia que a web hoje em dia proporciona.

Com um bom planejamento de marketing digital, os objetivos (a médio ou longo prazo) serão devidamente alcançados.

Sobre o autor

Mateus Barboza

Mateus Barboza

Administrador, designer, social media, fundador do Marketing com Café, podcaster e fotógrafo por hobby.

Assine a nossa Newletter

Junte-se aos nossos leitores inteligentes e receba conteúdo semanal. E o melhor é Grátis!

Confirme a sua inscrição no seu e-mail. Obrigado!