Fotografia

Como escolher um notebook para quem trabalha com fotografia

como escolher um notebook para quem trabalha com fotografia
Fernanda Ferreira
Escrito por Fernanda Ferreira

Quem trabalha com fotografia sabe bem a necessidade de se ter um dispositivo que permita armazenar e editar imagens com muita praticidade e em qualquer lugar. Por essas e outras razões, os notebooks frequentemente são considerados os melhores amigos dos fotógrafos (depois das câmeras, é claro), pois proporcionam a mobilidade e o desempenho necessários para quem trabalha nessa área.

Mas você sabe como escolher um notebook que atenda às necessidades de um fotógrafo? Separamos algumas dicas que podem ajudar você nessa tarefa – que, por sinal, é bem mais simples do que parece!

Escolhendo o notebook ideal

Hoje em dia, os notebooks estão sendo fabricados com configurações cada vez mais atualizadas e personalizadas para as mais variadas atividades, como trabalho, estudo, lazer, e até mesmo para gaming. E isso é um ponto que você deve levar bastante em consideração na hora de decidir qual modelo irá levar para casa.

Não adianta nada, por exemplo, comprar um notebook com perfil gamer se você não vai fazer muito mais do que utilizar a internet e visualizar imagens, pois além de desembolsar um valor mais alto – e desnecessário -, você não precisará de toda a potência deste computador.

O mesmo pode-se dizer na situação contrária: se você precisa rodar programas pesados (como softwares de edição), nem pense em adquirir um notebook com configurações medianas, pois essas são mais apropriadas para lazer e estudo e podem ficar devendo em desempenho.

Quer entender melhor? Então confira abaixo algumas das principais características e configurações que você precisa levar em consideração ao escolher um notebook para trabalhar com fotografia:

Tamanho Ideal para o Notebook

Tenha em mente que este computador provavelmente precisará ser carregado junto com diversos outros equipamentos – como câmeras, lentes e tripés – e, portanto, precisa ser o mais leve e compacto possível. Modelos com telas entre 13” e 15” são opções ideais, pois

facilitam na hora de visualizar as imagens e não ocupam muito espaço. Além disso, são consideravelmente mais leves que modelos maiores, o que é uma grande vantagem para fotógrafos que estão constantemente se deslocando.

tamanho ideal para notebook

Foto: NetroStar Reviews

O Melhor Monitor

Você estará trabalhando com imagens, então, não há como ser diferente: o seu monitor precisará de uma ótima resolução. Questões como brilho, contraste e fidelidade de cor são muito importantes e podem ser comprometidas pela (falta de) qualidade do seu display, portanto, para obter uma melhor visualização das suas fotografias, não aceite nada menos que uma resolução Full HD (1920 x 1080 pixels).

Foto: Digital Trends

Foto: Digital Trends

Qual Processador Escolher?

Como você precisará realizar diversas funções ao mesmo tempo sem correr o risco de seu notebook travar – como durante uma edição, por exemplo -, é preciso ter bastante atenção ao processador do dispositivo. No geral, um modelo Intel Core i5, além de sair mais em conta, é suficiente para realizar várias tarefas sem comprometer o desempenho do computador. Mas se você puder investir em um modelo com Core i7 ou superiores, é melhor ainda!

Memória RAM

Cada vez mais esse item deve ser levado em consideração na hora de escolher um computador portátil. Para quem trabalha com fotografia, então, o notebook escolhido deve ter, no mínimo, 4GB de memória RAM. Isso porque atividades que exigem bastante desempenho, como edição de imagens e acesso a internet, acabam consumindo uma grande quantidade de memória – e se o seu computador não tiver RAM suficiente, isso pode gerar problemas de performance.

Armazenamento

Aqui a regra é: quanto maior a capacidade de armazenamento do seu HD, mais fácil será a sua vida, afinal, fotógrafos precisam guaradr muitos arquivos “pesados”, como imagens, projetos de edições, softwares etc. O seu notebook precisa ter, no mínimo, um HD de 500GB, mas se possível, escolha um com mais capacidade – não há como pecar pelo excesso!

Você pode considerar, também, a compra de um HD externo, pois ele permite que você salve seus arquivos importantes com segurança, mobilidade e, o melhor, sem comprometer o armazenamento da sua máquina.

Foto: TechTudo

Foto: TechTudo

Extras

Além das configurações mais importantes citadas acima, também é interessante que o seu notebook tenha pelo menos três entradas USB e, principalmente, um leitor de cartão de memória SD, que é o modelo mais utilizado nas câmeras fotográficas. Isso porque você poderá precisar conectar diversos dispositivos ao seu notebook, além de, claro, descarregar as suas fotos. Portanto, essas entradas são sempre muito úteis!

A autonomia da bateria também é um ponto que pode fazer a diferença na sua vida profissional, principalmente se você fica muito tempo fora do local de trabalho e precisa levar o computador consigo. No geral, os notebooks possuem autonomia de energia para 4 horas de utilização, mas alguns modelos prometem até 10h de uso contínuo sem precisar de recarga. A dica é avaliar bem a sua necessidade e, se for o caso, dar mais atenção a esse quesito.

Foto: Gessato

Foto: Gessato

Com essas dicas, temos certeza que você conseguirá escolher um notebook que ofereça o desempenho e qualidade que você precisa para editar e visualizar as suas fotografias – além de se tornar um verdadeiro aliado do seu trabalho!
Esse post foi uma colaboração do Humberto Puperi da Cinco TI.

Sobre o autor

Fernanda Ferreira

Fernanda Ferreira