Design

A importância da utilização de uma Metodologia Projetual

Redação
Escrito por Redação

A utilização de uma metodologia projetual seja ela qual for, para o desenvolvimento de um projeto, tanto gráfico, quanto industrial é de extrema importância, pois como já dizia Bomfim (1995), a metodologia é o estudo dos métodos, ferramentas e aplicações, ou seja, necessita-se de uma sequencia de passos para que todos os processos necessários aconteçam de forma coerente, chegando assim a uma solução cabível ao problema. Muitos são aversos a metodologias, mas acredite, é extremamente útil.

O objetivo de uma metodologia nada mais é do que organizar os dados pesquisados estabelecendo prioridades entre os mesmos, facilitar a visualização de prazos e metas para garantir o cumprimento das tarefas e consequentemente o resolução do problema. E por final, ela serve como um checklist para conferir se todos os passos foram realizados por completo, evitando falhas durante o processo e garantindo que a solução final venha de encontro com todas as necessidades levantadas no início do projeto.

As metodologias projetuais são divididas em três etapas principais, sendo elas: Problema, Método e Solução, a partir daqui cada metodologia define suas prioridades dentro das ramificações que acreditam ser importantes para dar continuidade ao processo de design.

  1. Problema (Geralmente uma necessidade, uma pergunta a ser respondida que inicia o encaminhamento para o desenvolvimento do projeto)
  2. Método (Lista de etapas previamente definidas para o auxílio na solução de um problema, entre os métodos mais conhecidos para design podemos citar Munari, Santos, Baxter, Lobach, Peon, GAD, Garrett, Design Thinking)
  3. Solução (Resultado final após execução das tarefas)

Basicamente as metodologias seguem este mesmo processo, tanto para o desenvolvimento de produto, como para a criação de uma embalagem por exemplo, sempre haverá esses três passos, muitas vezes com nomes diferentes é claro, mas sempre com etapas voltadas ao foco da metodologia, isto facilita e muito no entendimento de como utilizá-las, principalmente se você irá trocar sua área de atuação.

Portanto, na hora de escolher a metodologia adequada para a aplicação em seu projeto, analise-as com cuidado, veja se os passos da metodologia correspondem com seu problema. O que pode ser feito quando não se encontra a metodologia “perfeita” é adicionar ou tirar passos que considerar importantes ou desnecessários, assim sua metodologia fica sob medida para seu projeto.

Autora: Suellen Tronco colaboradora da Revista Marketing com Café.

Sobre o autor

Redação

Redação

Blog voltado para estudantes e profissionais do marketing, design, publicidade e entre outras áreas criativas, levando conteúdo de forma simples.

Assine a nossa Newletter

Junte-se aos nossos leitores inteligentes e receba conteúdo semanal. E o melhor é Grátis!

Confirme a sua inscrição no seu e-mail. Obrigado!