Marketing

A falta de preparo dos profissionais digitais

Redação
Escrito por Redação
 Uma pesquisa recente da agência Conversion ganhou destaque em vários noticiários do país. Em pleno ano de 2014, as faculdades de marketing, propaganda, publicidade e comunicação quase não falam de Internet em suas grades curriculares e pouco preparam para o mercado digital justamente as pessoas que estão inseridas integralmente nesse contexto.

Os alunos saem dos cursos sem conhecimento sobre negócios digitais. Porém, como usam a web todos os dias, sabem tudo sobre Facebook, Twitter, Blog, Vlog e games online, sabem comprar nos grandes varejistas, utilizam o Google para pesquisa de escola e conhecem até como vender produtos pelo Mercado livre e ganhar uma mesada extra. Mas, efetivamente, não recebem informação da faculdade sobre como o ambiente online é o futuro (ou presente) do varejo, que a vida profissional depende (muito ou pouco) deste canal e que o Facebook não é apenas o lugar para postar a foto do churrasco do fim de semana – é muito mais do que isso.

Os principais nomes do comércio eletrônico nacional buscam profissionais que conhecem mais de e-commerce do que de varejo – uma vez que é quase impossível encontrar um que conheça ambas as áreas.

O que temos visto são empresas tirando funcionários de outras companhias, geralmente a peso de ouro. Há até acordos entre diretores para evitar esse cenário e manter a cordialidade em um mercado que só cresce e ainda é novo no Brasil. Afinal, estamos falando efetivamente de dez anos de varejo online, sendo que a explosão aconteceu em 2007. Isso faz com que existam poucos profissionais experientes. Quando alguém diz ter cinco anos no e-commerce, o currículo fica altamente valorizado, pois indica que ele viveu quase que a metade do setor no país.

A falta de profissionais no mercado digital é notável. Quem contrata acaba, muitas vezes, pedindo indicação dos próprios funcionários. Há varejistas que chegam a premiar o colaborador que indica uma pessoa para determinados cargos. Essa prática, comum no mercado, é algo preocupante, pois o que vemos é que o setor cresce rapidamente, com mais e mais empresas querendo entrar na Internet. Assim, faltam profissionais que fazem a diferença e que pensam nos negócios e não apenas em posts no Facebook.

A dica para todos é estudar. Em um curso de curta duração ou em um MBA no mercado digital, não ache que o professor vai abordar tudo. O melhor é estudar e se preparar, pois se dedicar à uma aula é o mesmo que se dedicar ao mercado. O importante é ir além do básico, questionando em sala de aula e com seu chefe. Ao fazer a diferença, as portas se abrem.

Felipe Morais é coordenador dos cursos MBA de marketing digital e do MBA em gestão estratégica de e-commerce da Faculdade Impacta e é Diretor de Planejamento Digital e Novos Negócios da TopDeals.

Fonte: Adnews

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