Marketing Pessoal

Descubra como usar o marketing pessoal para alavancar sua carreira

Para começar esse texto, vou começar explicando para você, “O que é marketing pessoal”:

Muito mais do que publicidade o marketing pessoal não “promove” você, mas sim apresenta sua imagem de forma profissional e positiva. Basicamente são um conjunto de estratégias aplicadas para atribuir valor a sua imagem.

Para ficar fácil de entender veja alguns exemplos de ações de marketing pessoal:

  • Cuidados com a imagem pessoal:  Se vestir bem, andar bem arrumado, com cabelo bem cortado, barba feita e demais cuidados com sua apresentação pessoal são importantes. Afinal, “ a primeira imagem é a que fica”;
  • Liderança: ter bom relacionamento, saber delegar, dar feedbacks e estimular a equipe são características formas fundamentais de se realizar marketing pessoal;
  • Proatividade: Estar disposto a ajudar. A resolver problemas mesmo sem ser chamado, se envolver com a equipe de forma ativa sem esperar por nada nem ninguém;
  • Ser autêntico: Assim como Steve Jobs sempre usou calça jeans, blusa preta e tenis New Balance, você também precisa ter sua marca. Algo que destaque você de todos os outros, algo que faça você ser lembrado.

Além de tudo isso, existem várias outras formas de realizar seu marketing pessoal, uma boa dica por exemplo, é se manter sempre atualizado, ter conhecimento NUNCA é demais, os cursos de extensão, costumam ajudar o profissional a se destacar.

Outro cuidado importante para quem deseja realizar estratégias de marketing pessoal para conquistar um novo cargo, ser promovido, ganhar mais ou qualquer outro objetivo é cuidar de suas redes sociais. Embora sejam canais descontraídos as redes sociais são atualmente como seu cartão de visitas.

Imagine, se o RH da empresa onde você está sendo entrevistado, nota que você tem costumes ruins, reclama de tudo no twitter e vive bêbado na balada. Acha que ele vai conseguir te ver de maneira séria e profissional?

Deu para perceber como fazemos marketing pessoal todos os dias? Mesmo que você já tenha esse cuidado com sua imagem, continue, isso vai ajudar você a destacar cada vez mais!

Sobre o autor

Jacqueline Gonçalo

Assine a nossa Newsletter

Junte-se aos nossos leitores inteligentes e receba conteúdo semanal. E o melhor é Grátis!

Confirme a sua inscrição no seu e-mail. Obrigado!