Design

A conta do Processo Criativo

Redação
Escrito por Redação

Muitos profissionais dizem que não são criativos, superestimando, assim, a criatividade. Ser criativo não é executar um dom, é exercer um hábito. Para isso, alguns processos são indispensáveis.

Processo #1:

Adquirir repertório. Eis a base do processo: 1 + 1 = 2, apenas se 1 existir. Alimente-se de informação. Leia, assista, escute, seja uma esponja de conteúdo, onde quer que esteja. O mais importante neste processo é que não haja preconceitos.

Frequente lugares diferentes, peça comidas diferentes, encontre pessoas diferentes. O intuito é conhecer, não necessariamente gostar.

Processo #2:

1 + 1 = 2, apenas se + existir. Perceba que o processo para gerar uma idéia pode ser controlado e excercitado.

O primeiro passo é trazer o máximo de referências à tona, mas como? O Brainstorm é uma das melhores ferramentas de acesso ao nosso repertório, e serve a este fim. Entregue-se totalmente ao processo e esgote seus pensamentos.

O segundo passo é cruzar informações para formar a ideia nova. Lembre-se, nada se cria.

Processo #3:

Criatividade sem aplicação perde seu sentido. 1 + 1 = 2, apenas se = existir. Foque no objetivo real de ser criativo: transpor obstáculos de modo simples e eficaz.

Não crie mais problemas do que os que você já têm. Saiba diferenciar o que pode e o que não pode ser solução. A regra é usar o bom senso.

Processo #4:

Por fim, ser criativo não é ser criativoso. Não é reinventar a roda. 1 + 1 ainda é = 2. Qualquer profissional pode ser criativo e todos deveriam, basta que compreendam que a criatividade não é inatingível. Pelo contrário, é algo que já está em todos nós e, assim como nosso corpo, nossa mente e nossa memória, pode e deve ser exercitada.

Autor: Fabio Michelan colaborador da Revista Marketing com Café.

Sobre o autor

Redação

Redação

Blog voltado para estudantes e profissionais do marketing, design, publicidade e entre outras áreas criativas, levando conteúdo de forma simples.

Assine a nossa Newletter

Junte-se aos nossos leitores inteligentes e receba conteúdo semanal. E o melhor é Grátis!

Confirme a sua inscrição no seu e-mail. Obrigado!