Empreendedorismo

5 maneiras eficazes de ser lembrado pelos seus clientes!

Escrito por Marcela Barbosa

Ser lembrado pelos clientes quando eles precisam do seu produto e, mais do que isso, ter na sua marca um sinônimo de qualidade e confiança perante seus consumidores. Esse é o sonho de qualquer empreendedor, e torná-lo realidade, embora às vezes seja desafiador, pode ser mais fácil do que você imagina.

Por exemplo, colocando em prática essas cinco dicas você já alcança uma presença positiva na memória do seu público-alvo!

1- Distribuir ímãs de geladeira

Simples e muito efetiva. Assim pode ser resumida a estratégia de disponibilizar ímãs de geladeira para seus clientes. Número de contato, endereço virtual, endereço e até mesmo os seus principais produtos são algumas das informações que podem constar neste item.

Posicionados estrategicamente em um local do lar – a porta da geladeira -, os ímãs mantêm a marca do seu negócio sempre à vista dos seus clientes, mesmo que eles não percebam, e estão ao alcance fácil para quando houver a necessidade pelos seus produtos/serviços;

2- Ter uma identidade visual sólida

Outro ponto que facilita muito que seus clientes lembrem do seu negócio é assegurar que ele tenha uma identidade visual coesa. Por exemplo, ter cores padrão e logotipo, e utilizá-los de forma consistente e padronizada em diversas situações cria uma sensação de familiaridade por parte dos seus consumidores.

Ou seja, o grande objetivo aqui é fazer com que o público interessante para a sua empresa consiga saber, sem dúvidas, de que trata-se do seu negócio apenas ao bater o olho no visual empregado. Além disso, claro, é importante desenvolver todo esse material pensando no perfil de clientes do seu empreendimento e, assim, elaborar uma identidade que agrade-o e também combine com o seu nicho de atuação.

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3- Investir em publicidade

Mas de que adianta ter uma linguagem visual muito bem pensada e aplicada se você não divulgar seu negócio de fato? Por isso, é importante separar uma parte do seu investimento para a publicidade – seja anunciando em sites, jornais, revistas, rádios, com ações de marketing, brindes (como os ímãs de geladeira, que são opções efetivas e acessíveis), entre outras opções.

Como diz aquele velho bordão da publicidade, “quem não é visto, não é lembrado”. Portanto, é importante, sim, apostar na publicidade para não apenas cativar quem já é seu cliente, mas também conquistar novos consumidores e aumentar a força da sua marca.

4- Presença nas redes sociais

Em tempos de cultura online, muitos consumidores buscam não apenas consumir os produtos/serviços de uma empresa, mas também se relacionar com ela – e nesse aspecto, as redes sociais são fundamentais. Com um espaço virtualmente ilimitado e gratuito, você conta com diversos canais de comunicação para atingir seu público-alvo da forma mais eficiente.

Aqui é importante pesquisar e planejar bastante para acertar no tipo de rede escolhida, criar um sistema de comunicação efetivo, prestar atendimento aos clientes, espalhar a identidade da empresa (tanto visual quanto de negócio) e, claro, sempre cultivar o relacionamento com seus consumidores para que, assim, lembrem-se do seu negócio.

5- Programa de pontos

Por fim, uma dica que costuma fidelizar clientes com eficiência é adaptar promoções para aqueles consumidores mais frequentes. Um exemplo é estipular um programa de pontos, em que, ao chegar em um determinado número de compras/contratações/período de tempo sobre contrato, o cliente ganha alguma forma de benefício. Pode ser um brinde, descontos, um item gratuito, enfim, isso vai depender do seu perfil de negócio.

Viu só como cativar os clientes para, assim, ser lembrado por eles não é tão difícil? Todas essas dicas são eficientes – embora umas sejam mais práticas e acessíveis do que outras, dependendo do estilo da sua empresa – na hora de afirmar sua marca como sinônimo de qualidade!

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Marcela Barbosa

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