5 dicas para fazer seu site ou blog ter muito mais acessos

5 dicas para fazer seu site ou blog ter muito mais acessos

É muito comum que as pessoas lancem um site ou blog e meses depois ainda tenham pouquíssimas visitas. Mesmo escrevendo com frequência e postando nas redes sociais os números de acessos se mantém muito baixos, então o que fazer?

Para ajudar a resolver esse problema preparamos 5 dicas para ajudar seu site ou blog a ter mais acessos.

Dica 1 – Deixe o seu site ou blog com alto desempenho

A velocidade do seu site ou blog pode influenciar na experiência de usuário. Se o seu blog é lento, demora muito pra carregar, possui imagens pesadas, os visitantes podem começar a rejeitar o seu conteúdo e você poderá perder muitos acessos. Por isso, invista na infraestrutura do seu site ou blog, utilize uma boa hospedagem de sites e mantenha suas páginas sempre otimizadas.

Existem várias ferramentas que você pode utilizar para medir a performance do seu blog. A preferida dos webmasters é a Google PageSpeed, que é uma ferramenta oficial do Google. Além da velocidade e do tempo de resposta, esta ferramenta vai avaliar seu a responsividade do seu site, e indicar se satisfaz aos critérios levados em consideração pelo Google.

Desde 2015 o Google informa que a responsividade e a otimização para dispositivos móveis é um fator para ranqueamento nos resultados de busca. Ao otimizar suas páginas e deixá-las com bom desempenho, seu site ou blog terá mais relevância nos mecanismos de busca e, consequentemente, terá mais acessos.

Dica 2 – Capriche nos títulos e intertítulos

Parece óbvio mas os títulos do seu texto são fundamentais para seu site ter mais acessos. Títulos atraentes e que despertam a curiosidade dos usuários vão receber mais cliques, e quanto melhor for o conteúdo, mais tempo o usuário vai passar em sua página.

Você utilizar algumas técnicas que podem melhorar os títulos da sua página e atrair mais acessos.

Utilizar listas e números

Ao utilizar números no início do título, você cria o interesse no usuário em saber quais são os itens das lista que você descreveu na sua página ou artigo. Alguns exemplos sã:

  • 5 dicas para […]
  • 10 fatos importantes sobre […]
  • 20 curiosidades sobre […]

Utilize uma palavra chave no seu título

Manter o site otimizado para os motores de busca é essencial, e isso deve ser levado em consideração também no título das páginas. Se a sua página é sobre “saúde e fitness”, tente encaixar esse termo no título da sua página. Você pode unir a dica anterior e criar um título ainda mais atraente:

  • 7 dicas de saúde e fitness que vão melhorar a sua vida

Títulos chamativos ajudam a despertar o interesse e a “fisgar” o acesso desejado. Ao criar um título, pense em deixá-lo de uma forma que vai atrair o clique dos usuários.

Note que os íntertítulos também são muito importantes para os leitores do seu site ou blog, pois levar o acesso ao seu texto não basta. A pessoa que acessou o seu conteúdo precisar manter interesse no texto após acessar a página. Para isso crie um texto fluido com parágrafos curtos e intertítulos que mantenham o interesse do leitor até o final.

Os títulos são representados com a tag <h1> do HTML, enquanto os intertítutlos ficam entre tags <h2><h3>, […], <h6>. Certifique-se de que a estrutura HTML do seu site está bem definida e clara para o Google entender bem o seu conteúdo, pois isso também pode influenciar no posicionamento do seu site ou blog nos mecanismos de busca.

Dica 3 – Escolha as imagens e fotos “a dedo”

 

Para chamar a atenção do leitor, escolha boas fotos para retratar o que deseja passar no texto, inclua pelo menos 2 imagens entre os parágrafos mais interessantes. As imagens, além de deixar o seu conteúdo mais atraente, ajudam a tornar a leitura menos cansativa e o texto menos denso. Isso evita com que o leitor fique entediado ou desista de ler o seu texto, por ser muito longo e não ter muitos intervalos.

Não fique preso a um limite de imagens, mas tente incluir uma quantidade de imagens de acordo com o tamanho do seu texto. Se você tem um conteúdo longo e acredita que mais imagens vão tornar a experiência melhor para o leitor, coloque mais imagens.

Existem várias fontes para encontrar boas imagens, esses sites são chamados de bancos de imagens, alguns dos bancos de imagens mais populares são o Pexels e o Freepik. O Pexels tem o foco em stock photos, que são fotos reais e profissionais, com pessoas e objetos. Já o Freepik utiliza mais desenhos e imagens vetorizadas. Escolha a opção que achar melhor para o seu conteúdo e tente manter um padrão no seu site, de acordo com o seu público alvo.

Dica 4 – Crie conteúdos originais e de qualidade

Às vezes lemos um bom texto em outro site e copiamos ele em nosso site ou blog acreditando que isso vai gerar visitas ao site, o problema é que o Google pune sites e blogs que fazem cópia de conteúdo. Essa prática não somente faz com que o Google desconsidere o seu conteúdo, assim como prejudica os acessos ao seu site.

Quando for criar conteúdo para o seu site ou blog, pense sempre no usuário ou leitor. Crie textos originais e de qualidade que realmente vão ajudar o seu público – conteúdos que farão com que seus usuários compartilhem o seu site na rede social e tragam ainda mais acessos.

Se você não tem tempo para criar os textos para o seu site, existem agências e profissionais que trabalham especificamente com a criação de artigos de qualidade. Você pode procurar um freelancer ou uma agência que satisfaça as suas necessidades de conteúdo.

Lembre-se: o conteúdo do seu blog deve ter a melhor qualidade possível para que os leitores apreciem e tragam mais acessos para o seu site.

Dica 5 – Pense no tema ideal

Escreva seu texto e escolha seu tema pensando no que o seu público quer saber, crie textos inovadores e completos, de profundidade aos textos. Inclua fontes, pesquisas e dados que não são comuns, ofereça informações ricas e verdadeiras.

Existem vários sites que podem te ajudar ter ideias para temas, como o Google Trends. Se você estiver sem criatividade em algum momento, procure os assuntos que estão em alta na área do seu site ou blog e pense num tema a respeito.

Considere também fazer uma pesquisa sobre as palavras chaves relevantes para o texto, pense nos termos que as pessoas buscariam com a intenção de encontrar o seu conteúdo. Se o seu texto responde alguma pergunta, tente incluir os termos da pergunta no tema ou conteúdo – isso poderá fazer do seu artigo uma referência para aquele tema.

Gostou das dicas? Comece a aplicar essas dicas no seu site ou blog para ter mais acessos!

Tags

Dicas Dicas marketing digital Produção de conteúdo Sites Tenha mais acessos

Jacqueline Gonçalo

Jacqueline Gonçalo

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

4 dicas de Follow-up de vendas

4 dicas de Follow-up de vendas

Infelizmente nem todas as organizações investem tempo em construir um bom processo de vendas que dará estrutura que seu time de vendas precisa para bater as metas, o...

Ler artigo

Otimizado por Lucas Ferraz.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Criado por WP RGPD Pro